Search
Close this search box.

Truques para definir os OBJETIVOS de 2019

Quem é que de vocês nunca pensou “Ano Novo, Vida Nova”? Quem é não começa logo a pensar em novos projetos, em novos objetivos, em mudanças tanto a nível pessoal como profissional?

Já escreveram os vossos objetivos para 2019? Acho que é uma forma de nos levar a pensar no que queremos manter, alterar ou melhorar para o próximo ano, bem como pensar e definir o que sempre quisemos fazer e nunca fazemos. Existem imensos objetivos que podemos definir, e quanto à alimentação saudável a mesma coisa. Por vezes a entrada do ano novo leva-nos a querer perder peso, querer ter uma alimentação saudável, perder massa gorda, querer começar a praticar exercício etc… E a definição destes objetivos pode ajudar, e bastante.

Porque não começarem a definir objetivos mensais? Ou quem sabe, semanais? Utilizam agenda? Outlook? Agenda do Telemóvel? Podem escrever os objetivos a que se propõem, pois de certeza que vos dará muito mais motivação para os cumprirem, uma vez que estão sempre a olhar para eles e não se vão esquecendo ao longo do tempo. Não deixem que a motivação do início do ano se vá desvanecendo ao longo do ano.

Depois, é só irem riscando ou escrevendo se já o fizeram. Se precisam de lembretes constantemente, coloquem post its no computador, na secretária ou até ao pé da máquina de café ou da vossa marmita. Se arranjar estratégias que o ajudem, é bem mais fácil. O mais difícil é a mudança, depois de se habituar, é bem mais fácil.

A definição de objetivos ajuda imenso a nossa semana, uma vez que nos permite organizar a nossa semana em função disso. Há sempre algum evento, algum encontro ou alguma tarefa que se sobrepõe à prática de exercício físico. Isto até a prática de exercício físico ser uma prioridade na vossa vida. Pois nessa altura, o tal evento ou o tal lanche fica para mais tarde. Mas como é óbvio, isto não significa deixarem de estar com as pessoas ou de irem a jantares.. O objetivo é apenas marcarem para outra hora de forma a conseguirem ir ao ginásio, ir correr ou andar…

Não começam a pensar que vão ter mais cuidado com a alimentação? Que vão começar a ir ao ginásio ou a fazer desporto? Que vão poupar dinheiro? Que vão viajar? A questão é quando o ano vai passando e os objetivos vão ficando esquecidos… Mas se realmente quisermos e tivermos motivação conseguimos!

A perca de peso não tem de ser um sacríficio e não tem de passar fome, como na maioria das vezes se ouve por aí. Apenas tem de fazer alterações e adaptações na sua alimentação, consoante o seu dia-a-dia e as suas preferências. Por isso mesmo, esqueça a palavra dieta e lembre-se do real obejtivo… começar a ter uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL que o levará a perder peso! Se quer perder peso, não tente fazê-lo sozinho, mas sim com a ajuda de um profissional de nutrição. É importante que tenha um plano alimentar de acordo com as suas preferências, um profissional de nutrição disponível e que esteja pronto para o ajudar e motivar… que estejam juntos no percurso que é a mudança e alteração de comportamentos alimentares… Não perca peso de qualquer forma, não faça dietas malucas!

 

Mas…Acredite em si! Porque consegue!

Dependendo do trabalho e do vosso dia-a-dia, aqui ficam alguns exemplos de objetivos: 
  • Planear e definir refeições ao domingo (ir às compras sábado ou domingo)
  • Fazer atividade física 3x semana
  • Beber pelo menos 5 copos de água por dia (beber um copo de água antes ou em cada refeição)
  • Tomar o pequeno-almoço sentado à mesa 3x por semana
  • Realizar uma refeição sem sal (adicione especiarias e ervas aromáticas)
  • Não comer manteiga pelo menos 1 dia na semana
  • Ir almoçar fora só 2x semana (levar a marmita nos restantes dias)
  • Comer mais devagar e demorar pelo menos 15 a 20 minutos a almoçar
  • Comer 2 peças de fruta por dia

 

 

As dicas atrás descritas são meramente exemplos, uma vez que os objetivos são individuais e devem ser definidos em consulta com o profissional que o acompanha. Além disso, e sendo a perda de peso um dos objetivos de muitas pessoas neste início de ano, um estilo de vida saudável tem de fazer sentido para si. Temos de tirar da ideia que é só perder peso e que depois podemos voltar aos maus hábitos passados, porque não é assim. Um estilo de vida saudável tem de ser para toda a vida, com alguns erros alimentares (faz parte!) desde que equilibrados e controlados.

Claro que se não foi habituado a comer flocos de aveia pode não gostar do seu sabor na primeira tentativa. O mesmo se passa com lacticínios magros, com sopa de legumes, com carne ou peixe grelhado, entre outros alimentos..

A mudança de comportamentos é difícil e muitas vezes complicada de perceber. Tanto para quem quer perder peso, manter o peso ou apenas ter uma alimentação mais saudável, essa mudança é fundamental. É normal que se não estamos habituados a comer certo tipo de alimentos, rejeitemos mais facilmente e digamos logo que não gostamos, não querendo incluí-los no nosso dia-a-dia. Façam uma reflexão: O que comem hoje em dia sempre foi o que comeram? Ou houve alterações ao longo dos anos? Hoje, a minha alimentação é muito diferente de há uns anos atrás… e porquê? Porque fui conhecendo alimentos diferentes, fui experimentando, fui gostando (ou não), e fazendo um esforço para fazerem parte do meu dia alimentar.

 

As alterações têm de ser feitas gradualmente, e não pense que tem de as fazer todas de um dia para o outro. Claro que as alterações são, por vezes, difíceis de aceitar e de incluir no dia-a-dia, mas nada se faz sem esforço. Por isso mesmo, têm de experimentar o alimento de que não gostaram à primeira, várias vezes, e de forma diferente. Pode confeccioná-lo de forma diferente ou adicionar ingredientes. Para quem não gosta de flocos de aveia (facto que oiço muito em consulta), que tal experimentar com iogurte em vez de leite? Adicionar uma peça de fruta para dar um sabor mais adocicado? Colocar canela? São alguns exemplos.

 

O mesmo para o exercício físico, não queiram começar a ir 7x por semana ao ginásio ou caminhar se até agora não faziam nada. Comecem devagar, 2 3x semana, isso sim! Para ser sustentável ao longo do tempo e não se fartarem daqui a um mês. Além disso, tenham roupa de desporto que gostem e que vos faça sentir bem, parece fútil mas faz imenso sentido!

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *