9 dicas para planear as refeições da semana

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A organização e o planeamento são fundamentais para conseguirmos adotar uma alimentação mais saudável! Organizar e planear a nossa semana nem sempre é fácil, ora porque temos crianças em casa e a logística torna-se muito mais complicada, ora porque trabalhamos imenso e falta-nos tempo para o conseguir fazer de forma ponderada… Mas acreditem que é possível e dá um jeitão! Trata-se apenas de uma questão de adaptação, que se vai tornando mais fácil ao longo do tempo!

 

 

DICAS:

  1. Reúna a sua família e perceba o que é que cada um gosta, de forma a chegarem a um consenso no planeamento das refeições.
  2. Defina um dia para pensar na ementa semanal: Aproveite para pensar na ementa da semana em tempos mais ‘mortos’, sem necessitar de despender parte do seu tempo ativo para o fazer. Por exemplo, enquanto está a almoçar pode começar a pensar no assunto e escrever num papel o plano de refeições para a semana.
  3. Organize a ementa ao longo da semana: Se não consegue tirar um dia para fazer o planeamento, vá organizando ao longo da semana as refeições que tem em mente, escrevendo num caderno as ementas para cada dia. Por exemplo, pode escolher logo 14 pratos (2 por cada dia) ou optar por escolher 10 e 4 deles são repetidos.
  4. Congele refeições: Por exemplo, quando vou de férias ou passo o fim de semana fora, congelo sopa, algumas panquecas ou muffins para garantir que tenho as coisas minimamente organizadas quando regresso. Ter sempre legumes congelados em casa também é uma mais valia para os dias em que não consigo ter legumes frescos!
  5. Cozinhe em grande quantidade, para garantir que uma receita dá para várias semanas. Por exemplo, a semana passada cozinhei dois frangos guisados de uma vez, um para comer ao longo da semana e outro para congelar.
  6. Aproveite o tempo que tem na cozinha: Quando está a cozinhar as suas refeições principais, aproveite para preparar também os seus pequenos-almoços ou lanches (faça umas pequenas, uns muffins ou umas papas de aveia). Se por acaso está a utilizar o forno, aproveite o calor para despachar também estas refeições.
  7. Defina a lista de compras: Ao planear as ementas para a sua semana, pode definir logo a lista de compras semanal, para se organizar na ida ao supermercado e não perder muito tempo.
  8. Faça compras online: Se preferir, pode fazer as compras online em vez de se deslocar ao supermercado. Com o nascimento do Vasco e, sobretudo, agora com a pandemia, comecei a fazer compras online, o que me ajuda imenso a poupar tempo!
  9. Defina o dia das compras: Uma sugestão é ir às compras na quinta ou na sexta para conseguir organizar minimamente as coisas no sábado e não perder essa manhã no supermercado. O importante é mesmo definir um dia para ir às compras, para que na segunda as coisas estejam planeadas!

 

O que acharam destas dicas? Sentem que vos poderão ajudar no planeamento da vossa ementa semanal? Para vos ajudar tenho um pacote de ementas para 3 meses, com direito a receitas e a lista de compras, que podem adquirir aqui

Para um acompanhamento mais próximo e personalizado, podem marcar uma consulta de nutrição. Para mais informações é só enviar mensagem para [email protected]

Para marcação de consultas comigo ou com alguma nutricionista da equipa podem fazê-lo diretamente no site, aqui neste menu. Caso não haja vaga um horário ou dia que dê para si, pode enviar mensagem privada para ajustarmos :) 

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