Hoje vimos aqui falar-lhe um bocadinho da forma como se pode organizar em dias cheios de muito trabalho. Porque é que acho este tema interessante? Considero que por vezes, acabamos por deixar a nossa alimentação para trás em dias de muito trabalho e sentimos frustração por isso acontecer. Por este mesmo motivo, a primeira dica que lhe deixo é: não queira fazer tudo bem a 100%, opte mais pelos 50% e vai ver que a pressão vai ser bastante menor.
Por aqui, a organização e planeamento das refeições para estes dias de mais trabalho (e para os outros) já é algo que implemento há algum tempo, mas percebo e sinto que por vezes não é fácil conseguir gerir tudo o que existe para fazer.
Com isto e, com o objetivo de partilhar o que costumo fazer, deixo-lhe 4 truques que podem ser essenciais para a organização e planeamento de dias de trabalho mais preenchidos:
- Preparar as refeições na noite anterior: É uma estratégia que utilizo muito. O que costuma acontecer é ter sobras do jantar do dia anterior que depois aproveito e utilizo no almoço do dia seguinte. Para dias que não sobra comida, costumo optar até por fazer algo rápido e prático como ovos mexidos ou omelete acompanhadas com arroz ou massa e por vezes, junto grão com atum ao natural e consigo ter uma refeição completa e nutritiva;
- Fazer sopa em grandes quantidades ao fim de semana: Opto por fazer uma panela grande de sopa ao sábado à tarde. Coloco os hortícolas e a água na panela, deixo a cozer e enquanto isso ou faço outros pratos para ter disponível para durante a semana ou aproveito esse tempo para fazer legumes assados no forno e papas de aveia. No entanto, se já tiver todas as refeições organizadas, aproveito e vou ver a minha série favorita enquanto confeciono a sopa.
- Ter sempre disponíveis snacks práticos: Costumo optar por snacks muito simples, mas completos, como é o caso de frutos gordos (adoro amêndoas sem pele), queijinhos babybel e fatiado, fruta com canela, bolachas tipo “Marinheiras” e iogurte skyr sólido. Se quiser mais ideias de snacks, pode ver este artigo, em que partilhamos diversas ideias. Deixo algumas sugestões:
- 1 peça de fruta + Queijinho babybel
- 1 peça de fruta + Amêndoas
- Bolachas tipo “Marinheiras” + 1 fatia de queijo
- Iogurte skyr sólido de aromas + Flocos de aveia
- Garantir a hidratação: Nestes dias mais frios, nunca me apetece beber água, confesso. O que faço é optar por fazer chá (o meu preferido é o de limão e de lúcia-lima) no dia anterior e depois coloco na garrafa térmica e aguenta perfeitamente quente para o dia seguinte. De manhã, é só pegar na garrafa e levar para a secretária ou para a clínica.
Se tem dificuldade em planear os seus dias de trabalho a nível de refeições ou se quer reeducar os seus hábitos, é uma das coisas que trabalhamos em consulta e caso lhe faça sentido, pode agendar a sua consulta de nutrição.