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3 DICAS PARA O CONSUMO DE FRUTOS SECOS

Os frutos secos oleaginosos, como as nozes, amêndoas, avelãs, caju ou pinhões, podem fazer parte do nosso dia alimentar ao longo de todo o ano, quer como snacks, quer como acompanhamento em saladas, misturados com iogurte ou cereais. Ainda assim, é importante termos moderação ao consumi-los, como com outro alimento qualquer.

Pode ver na tabela em baixo as diferenças nutricionais entre os diversos frutos secos e comparar o seu preço por quilo. Pode ser uma ajuda na sua escolha quando vai ao supermercado. Coloquei os valores por 30g de frutos secos, mas no entanto as doses que cada um de nós deve consumir depende das suas necessidades energéticas individuais.

Os frutos secos  são uma boa fonte de antioxidantes, nas quais se destaca a vitamina E. São também uma boa fonte de proteínas de origem vegetal, bem como de gordura insaturada, fibra, vitaminas e minerais (magnésio, potássio, zinco). Podem utilizá-los como snacks durante o vosso dia-a-dia, uma vez que são bastante práticos e rápidos de preparar (podem colocar numa marmita ou em papel de prata dentro da mala 🙂 )

Algumas dicas para o consumo destes alimentos:

  • Natural: Nada de frutos secos fritos ou com sal. Esses devem ser evitados e devemos optar sempre pelos naturais para incluir na nossa alimentação. Caso queiramos variar, podemos nós, em casa, torrá-los ou colocar algum tipo de topping para variar o seu consumo.
  • Não exagerar: Tal como outro alimento qualquer, e partindo da base de uma alimentação saudável, não devemos exagerar no seu consumo… pois tudo o que é em demasia, faz mal. Por isso mesmo, se tem dificuldade em controlar as quantidades que come, o melhor é mesmo levar a dose certa para não andar a comer do pacote.

  • Manteigas de frutos secos: Eu cá sou fã de manteiga de frutos secos e muitas vezes tenho é de me controlar para não comer em demasia ahah Manteiga de amendoim, amêndoa, caju… são uma imensidão delas. Pode optar por este tipo de alimento, mas não exagere. Pode utilizar nas panquecas, granola, iogurte… é tudo uma questão de imaginação! Se quiser, com o cupão POETENALINHA tem 10% de desconto em compras na prozis, que pode fazer aqui

Não aprecia o sabor ao natural de determinado tipo de frutos secos?

Deixo aqui uma dica:

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC
  • Distribua os frutos secos num tabuleiro, por exemplo amêndoas ou nozes,e leve-as ao forno durante cerca de 20 minutos (vire-as aos 10 minutos para corarem dos dois lados)

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

 

 

1 responder
  1. Marcia Farinha says:

    Adoro frutos secos e tenho sempre que me controlar para não exagerar.
    Fazem parte da minha rotina sobretudo ao pequeno almoço.

    Responder

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