, , ,

QUARENTENA | A MINHA LISTA DE COMPRAS

Então malta, como é que está tudo por aí? Hoje vou partilhar com vocês a minha lista de compras nesta época, além de dicas de como nos temos organizado. Antes de mais, claro que não tem sido fácil esta questão das compras. Há certas coisas que estávamos habituados a consumir e que agora têm ficado de lado. Ou que pelo menos, só compramos quando nos faltam mais coisas… não vamos às compras, por exemplo, apenas para comprar iogurtes… não faz sentido! Acontece-vos o mesmo?!

Assim, as nossas listas de compras têm-se baseado em:

  • Flocos de aveia:

    – Um tipo de cereal que dá imenso jeito para todas as receitas cá de casa. Ora para as panquecas, para os queques, para as waffles, uma vez que dá para utilizar em flocos ou então triturar para ficar em farinha. Além disso, e se pensarem, só para despachar é só colocar numa taça com iogurte e fruta e está o pequeno-almoço pronto… fica pronto para comer, ou para levar! Relativamente a outro tipo de cereais, é baixo em açúcar e possui proteína e fibra.
    – Quando compramos flocos de aveia, não compro só um pacote. Mas sempre fiz isso! Compro sempre 3 ou 4 para não estar sempre a faltar… e agora a mesma coisa, que assim não nos obriga a estar sempre a ir às compras. Até porque somos nós que tratamos das compras dos meus pais e por isso temos de contar com eles. Neste momento, tenho encomendado da prozis (com o cupão POETENALINHA têm 10% de desconto e podem fazer as vossas compras aqui).
  • Ovos: 

    – Um alimento com grande valor nutricional e muito versátil. Dá para cozer, para fazer mexido e também serve para todas as receitas de snacks que podem ir fazendo ao longo da semana. Se não há tempo ou estão desorganizados, mexem uns ovos e já está! 
  • Atum:

    – Serve para despachar um almoço e/ou um jantar bem rápido. Se por vezes não há tempo, sabendo que têm uma lata de atum na dispensa, já sabem que pelo menos têm alguma coisa para comer e não estão constantemente a pensar ´e agora…? No entanto, agora tenho atum mas apenas para quando for preciso, pois agora tenho optado mais por utilizar carne/peixe ou leguminosas… e fazer em maior quantidade.
  • Fruta:

    – Faz parte do meu dia-a-dia, apesar de agora às vezes ser mais difícil devido às compras. Mesmo assim, opto mais por maçãs, kiwis, pêra, bananas e laranjas. Fruta que acaba por não se estragar com facilidade. Temos optado por ir à mercearia ao pé de casa, o que facilita também. Têm mercearia ao pé de vocês? Mesmo assim, não vamos apenas comprar fruta… tentamos sempre juntar tudo para comprar ao mesmo tempo!
  • Legumes frescos: – Normalmente são obrigatórios e não podem faltar em casa. Uma das dicas que dou é comprarem legumes frescos não perecíveis, principalmente nesta fase, e assim duram mais tempo para não estarem constantemente a ir às compras.. como por exemplo couve coração, couve lombarda, cenouras, courgetes.. é o que costumo fazer porque assim garanto que no final da semana ainda tenho legumes para fazer, uma vez que ficam ótimos salteados, por exemplo.
  • Legumes Congelados: Acho que pode ser uma alternativa para quando não existem legumes frescos ter legumes à mesma na refeição… normalmente compro couve de bruxelas, brócolos e cenouras. Vou comprando de acordo com o que houver disponível, porque na verdade não sou muito esquisita ahah 🙂
  • Batata-doce/Arroz/Massa: Outro alimento que não pode faltar cá em casa. Além disso, e de forma a não estarem sempre a cozinhar, podem sempre fazer em grande quantidade para vos dar para mais dias, para ajudar na organização da vossa semana. Acompanhamentos sempre as nossas refeições com batata ou massa ou arroz ou também leguminosas.
  • Leguminosas: Feijão, grão, lentilhas, ervilhas…alimentos super interessantes e que devem fazer parte das nossas refeições. Além disso, são um alimento barato e que rende imenso! Deve pode fazer parte da vossa lista de compras uma vez que é super versátil também.
  • Iogurtes: Tenho sempre em casa, iogurtes naturais. Mas agora nem por isso… como são mais frescos, não tenho conseguido ter sempre iogurtes. Mas pronto…. quando vamos ao supermercado compramos. Ora para acompanhar uns frutos secos, ora para juntar flocos de aveia, num instante se prepara o pequeno-almoço ou lanche.
  • Queijo fresco: Este já devem saber que adoro, mas agora não temos tido!  Gosto imenso para acompanhar panquecas, ovos mexidos, fruta ou frutos secos. Na verdade, agora quase nunca temos mais uma vez devido ao prazo de validade… não vamos só às compras para trazer queijo fresco, mas quando vamos, faz parte da lista de compras.
  • Frutos secos/Sementes: Este tipo de alimentos então nem se fala… super prático! Rapidamente lhe juntam uma peça de fruta, um ovo cozido ou um iogurte por exemplo. Agora encomendo sempre da prozis de forma online. Já sabem que com o cupão POETENALINHA têm 10% de desconto e podem fazer as compras aqui.
  • Carne (Bifes de peru/frango/coelho/perna de peru) e peixe (Salmão/Dourada/Robalo): Agora estando tempo em casa opto por fazer várias receitas ao mesmo tempo! Tem de ser, senão passo o dia na cozinha… e já passo muito! Além disso, encomendo a carne do talho e o peixe da peixaria Celas e Fernandes, não encomendo das superfícies grandes. Se precisarem de algumas receitas de refeições principais, podem ver aqui.

E agora… o que não pode entrar no carrinho das compras…:

  • Batatas-fritas: ´Ah.. mas às vezes não há tempo de fazer arroz então é mais fácil´…Nem pensar! Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiverem feito (façam em grande quantidade), não demora tempo nenhum. É só mesmo aquecer. Ou então façam batatas ´fritas´ em casa, no forno que ficam ótimas. Vejam esta receita.
  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Nem nós, nem os nossos filhos e nem sobrinhos. Se quiser comprar alguns bolachas, aconselho as bolachas de arroz, milho, marinheiras… mas agora em casa, também aconselho a experimentarem algumas receitas e tentarem deixar de lado as de supermercado. Bolachas de caju, aqui. Bolachas de aveia, aqui.
  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada, e agora, mesmo estando em casa, não temos muito tempo. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo… No entanto, aconselho sempre a terem legumes pré-congelados. Apesar de recomendar legumes frescos, como demoram mais tempo a preparar, pelo menos nos dias em que não tem tempo, é só cozer os pré-congelados.
  • Donuts, bolicaos, croassaints: Antes de mais respondam-me à questão…Qual é a razão para comprarem estes alimentos para casa?!?! Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Se alguém aí em casa está habituado a este tipo de alimentos, a quarentena pode ser uma oportunidade para ganhar outros hábitos e deixar isso de lado!
  • Molhos (maionese, ketchup): Sabem que ao adicionar este tipo de alimentos às vossas refeições aumentam bastante a quantidade de gordura que ingerem? Se querem refeições com sabor, temperem com ervas aromáticas ou especiarias , façam marinadas com vinho e alho por exemplo e confecionem o alimento no tempo correto.

Espero que tenham gostado!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

2 respostas
  1. Célia Assis says:

    Aqui no Brasil, por conta da pandemia, estou fazendo a mesma coisa. Deixo para comprar tudo ao mesmo tempo. Ir para a rua tornou-se um tormento.

    Responder

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *