4 alimentos a evitar na alimentação das crianças

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Já tinham saudades de mais uma edição do Põe-te na Linha “Kids”? Hoje vamos falar de um assunto muito importante no que toca à alimentação saudável das crianças. E para não dizerem que só indico alimentos a evitar, também vou sugerir outras opções mais saudáveis. Já chega dos cereais com chocolate, o leite achocolatado ou os iogurtes nesquik. Temos de mudar o ship e perceber que há uma grande responsabilidade quando damos um determinado alimento a uma criança. Compete a nós adultos criar uma boa educação alimentar, para que as crianças não se habituem a comer mal. De pequenino se torne o pepino e por isso, temos mesmo de abdicar dos pães de deus ou de leite e tentar apostar sim, num pão.

4 ALIMENTOS A EVITAR:

  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Se quiser comprar algumas bolachas, aconselho as bolachas de arroz ou de arroz ou de sésamo. Bolachas maria, torrada, de chocolate ou o que quer que seja pode muito bem ficar no supermercado!

  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo… No entanto, aconselho sempre a terem legumes pré-congelados.

  • Donuts, bolicaos, croassaints: Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Não pode servir de lanches, nunca.

  • Molhos (maionese, ketchup): Sabem que ao adicionar este tipo de alimentos às refeições aumentam bastante a quantidade de gordura que ingerem? Se querem refeições com sabor, temperem com ervas aromáticas ou especiarias, façam marinadas com vinho e alho por exemplo e confecionem o alimento no tempo correto.

 

4 ALIMENTOS ESSENCIAIS:

  • Cereais: Quando escrevo cereais, não é qualquer um (nem aqueles que dizem que são super mega light). Têm de estar atentos aos rótulos! Sou fã de flocos de aveia e bem sei que muitas crianças não gostam… MAS, mais uma vez, há imensas formas de confecionar aveia, ora seja em panquecas e/ou waffles, que são bastante práticos para levar para a escola.

  • Fruta: Quando falo em fruta, é mesmo fruta e não sumo de fruta. São alimentos distintos! Se existem peças de fruta que os mais pequenos não apreciam, vamos lá por tentativas. Não podemos desistir à primeira. Há frutas bastante práticas para transportar: maçã, banana, pêra, frutos vermelhos… é só escolher.
  • Proteína: Ora pode ser queijo fresco ou fiambre de aves para acompanhar o pão, ora pode ser ovo cozido. Mais um dos alimentos que não estamos habituados a enviar na lancheira das nossas crianças, mas porque não? Ou que tal, 1 iogurte natural para acompanhar uns frutos secos?

  • Água: SEMPRE! Nada substitui a água. As crianças têm de ser habituadas desde bebés a beberem água, fundamental ao nosso dia-a-dia. Nada de refrigerantes ou sumos, nem pensar! Mesmo que seja o sumo xpto que no rótulo diga que é mega saudável: Não se esqueçam, água!
 
Espero que gostem e que partilhem 🙂 

Os mais vistos

Ebooks

Previous
Next

Newsletter

.

Sigam-me

Instagram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *