Às vezes existe a ideia de que a alimentação dentro do mesmo agregado familiar tem de ser diferente, mas não é bem assim, pois para todos nós, independentemente da idade é muito importante que a prática de hábitos alimentares saudáveis esteja sempre presente.
Assim sendo, aqui ficam alguns passos para que consigam realmente ter uma alimentação familiar e igual.
1º passo: Não haver aquela questão de “ah não gostam. Tenho de fazer outro prato diferente do meu.” Ou “Ah ele/ela não precisa”, pois é bastante importante que numa situação de aquisição de hábitos alimentares saudáveis ou até mesmo de perda de peso, a refeição seja igual para todos. O que poderão fazer é adaptar os seus pratos às circunstâncias (ex.: colocar maior quantidade de hortícolas e uma menor quantidade de hidratos de carbono, por exemplo)
2º passo: Manter ou adquirir o hábito de comer sempre sopa antes de todas as refeições principais, para todos. Se precisar de ideias de sopas, temos um ebook com 20 receitas que pode ver aqui.
3º passo: Manter ou adquirir o hábito de consumir hortícolas em todas as refeições principais (ex.: no forno, cozidos, salteados…), variando consoante o gosto da família, claro. Tenho algumas receitas que podem ajudar e pode vê-las aqui.
4º passo: Não tenha em casa alimentos que não sejam interessantes a nível nutricional. Assim desta forma, é mais fácil resistir à tentação de os consumir. É importante que o restante agregado familiar colabore nesta questão.
5º passo: Reunir-se com o restante agregado familiar no fim-de-semana e elaborar uma lista de compras com alimentos que gostem e que sejam interessantes nutricionalmente, assim como elaborar a ementa semanal de forma a que seja tudo mais simplificado e que fique ao gosto de todos. Veja aqui estes planners de ementa semanal.