3 truques para variar os legumes à refeição

Legumes sempre a todas as refeições!

Uma das grandes dificuldades das pessoas é ter imaginação e perceber como é que podem fazer legumes variados e saborosos para todos os dias da semana.

Se fizermos arroz duas ou três vezes por semana, é na mesma o mesmo alimento confecionado da mesma forma  e não variamos também. Temos de perceber que é fundamental acompanhar as nossas refeições com estes alimentos.

Por isso mesmo, e para perceber como eu faço aqui por casa:

 

  • COMPRAS: quando vou ao supermercado compro sempre imensos legumes, variados, para me garantir a despensa cá em casa. Normalmente compro legumes perecíveis (alface, tomate, rúcula, agrião) para consumir no início da semana e não perecíveis (cenoura, courgette, brócolos, couve-flor), para depois ter garantido também o final da semana. O primeiro passo passa por comprar tudo para ter em casa, de forma a não faltar durante a semana. Além disso, compro sempre legumes congelados.

 

  • INVENTAR: eu normalmente invento. Abro o frigorífico, vejo o que tenho lá dentro e a partir daí faço os legumes. Porquê? Porque nem sempre tenho tudo o que quero e se não fizesse assim, acabava por não ter legumes, o que não pode acontecer. Consoante o que tiver, lavo, corto e cozo, faço estufado ou salteado. Aprendi também que certas combinações não ficam tão saborosas (ex: não gosto da courgette muito cozinhada porque fica muito mole).

 

  • COMBINAÇÕESalterar apenas um alimento já faz com que os legumes fiquem diferentes. Se colocar couve-coração e pimento já é diferente de colocar couve-coração, pimento e cenoura. É aí que está o segredo!  Colocar ou não cebola também faz imensa diferença nos legumes! É por aí que também podem tentar variar, de forma a não se chatearem sempre com as mesmas combinações.

 

Que lhe parece?! Vai usar estas estratégias?

 

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