Search
Close this search box.

5 cuidados a ter quando compra pão

Pão: Quem é que não gosta de um bom pãozinho? 🙂 Eu cá, sempre gostei, apesar de hoje em dia comer em muito menor quantidade.

O problema, é que nem sempre conseguimos controlar  a ingestão e acabamos por exagerar nas quantidades certo? Então se estiver quentinho, nem se fala! Eu sei, eu sei, também gosto muito de comer pão e não vejo razão nenhuma para andarmos a fugir dele… desde que com conta, peso e medida.

E agora aquela perguntinha chata: Já colocámos de parte o pensamento de que o pão é nosso inimigo se tivermos num processo de perda de peso? Boa, era isso mesmo que queria ouvir! 😉

Hoje, mesmo que ainda não esteja muito convencido(a), gostava que olhasse para o pão como o alimento que é. Alimento esse que faz parte da Roda dos Alimentos e que pode estar presente no nosso dia alimentar sem qualquer problema. Aceitam o desafio? Então vamos a isso.

Como sabe,  pão é nada mais nada menos do que uma massa feita através da mistura de farinha, água, fermento e sal. A sua composição nutricional vai variar dependendo da farinha que é utilizada, por ser o ingrediente presente em maior quantidade e da presença ou ausência de ingredientes facultativos, como é o caso das sementes e dos frutos secos.

É por este motivo que quando vamos ao supermercado ou à padaria ficamos a olhar para as prateleiras sem saber muito bem o que havemos de levar para casa, certo?

Pois bem, eu utilizo alguns truques para garantir que faço uma escolha mais acertada:

  • Confira sempre a lista de ingredientes e dê preferência às que forem menores. Ao fazê-lo estará a escolher produtos com menos ingredientes e não se esqueça, estes surgem por ordem decrescente das quantidades presentes, logo verifique também aqueles que se encontram em primeiro lugar (farinha) e faça a sua escolha.
  • Prefira produtos sem adição de açúcar e/ou gordura. No caso do pão não faz muito sentido escolher aqueles que tenham estas substâncias adicionadas (a não ser que esteja naturalmente presente nos ingredientes facultativos). Uma forma de se lembrar é pensar que se fosse fazer pão em casa não os iria adicionar, por isso não os coloque no seu carrinho de compras.
  • Sempre que possível escolha produtos com farinhas menos refinadas (versões mais integrais: centeio e o trigo). Quanto maior for o processo de refinação da farinha, menos constituintes do grão do cereal estamos a consumir e, por isso a riqueza nutricional do produto final é menor. Ao escolhermos as versões integrais estamos também a contribuir para o aumento do consumo de fibra.
  • No caso de comprar pão avulso, opte por escolher os mais pequenos e/ou os que têm tamanhos similares para controlar melhor as quantidades que ingere. Ao ter isto em atenção no momento da comprar, não necessita de estar sempre a pesar o alimento antes de o preparar e consumir. É um truque para o ajudar a ter mais noção das quantidades que costuma ingerir no seu dia-a-dia.
  • Varie o pão que costuma ingerir para beneficiar mais a nível nutricional. Sabemos que o pão não é todo igual e, por isso se variarmos nas opções que levamos para casa conseguimos aproveitá-los de uma forma diferente no que respeita à nutrição do nosso organismo.

Por isso já sabe, o pão é um alimento como todos os outros. Pode perfeitamente estar nas nossas refeições se fizermos escolhas mais conscientes e adequadas aos nossos objetivos e necessidades. 🙂 

E não esquecer: dia 7, 8 e 9 vou dar um webinar online e gratuito às 21h00! 🙂 

Inscreve-te aqui! 

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao seu ritmo. 

Clica em saber mais e marca já a tua consulta de nutrição com a nossa equipa.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?