Costuma analisar os rótulos dos produtos alimentares quando vai às compras?
O que é que costuma ter em atenção quando vai às compras? Perde algum tempo a tentar perceber qual dos alimentos é mais interessante a nível nutricional?
Para lhe, criei esta publicação, que pode guardar para quando precisar de aplicar. Sabe que uma das sugestões que costumo dar é ter uma lista de compras, geral, já pré-definida, de forma a facilitar as suas compras e de forma a que saiba o que tem de comprar. Além disso, ajuda também a poupar algum dinheiro.
É importante fazer escolhas baseadas na lista de ingredientes e na declaração nutricional, evitando confiar cegamente nas alegações como “rico em fibra” ou “alto teor de proteína“, entre outras.
Devemos evitar que o açúcar, as gorduras (totais e saturadas) e o sal sejam os ingredientes que aparecem em primeiro lugar na lista de ingredientes, ou seja, que estejam presentes em maior quantidade.
O ideal seria basearmos a nossa alimentação em alimentos que não têm a obrigatoriedade de apresentar rótulos: fruta, hortícolas, leguminosas e carne/peixe. Os restantes, que sofrem processamento, devem ser selecionados da melhor forma possível.
Isto pode fazer com que demoremos um pouco mais de tempo no supermercado mas… saber a diferença, faz a diferença.
Já conheces o descodificador de rótulos? Fique a saber que tenho um ebook “Guia prático da rotulagem“, que lhecpode ser muito útil.
Deixo-lhe na ilustração em baixo as 5 dicas que vão auxiliar na escolha dos melhores produtos alimentares.
One Response
Obrigado pelas dicas. Sempre pensei que light e magro era a mesma coisa, vou ter de prestar mais atenção.