5 formas de conseguir variar o pequeno almoço

5 formas de conseguir variar o pequeno almoço

Acho que todos nós já ouvimos aquela velha frase de que “o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia”. Apesar disto nem sempre é assim tão linear, a verdade é que esta é de facto uma refeição importante.   

Em primeiro lugar, por se tratar da refeição que fazemos logo ao acordar. Deverá garantir a energia necessária para o dia de trabalho, assegurando que ficamos saciados até à próxima refeição. 

Em segundo, se nos certificarmos que a primeira refeição que fazemos é equilibrada, estamos a aumentar a probabilidade de continuar a fazer escolhas alimentares durante o restante dia.

Para a (o) ajudar neste primeiro passo, deixo aqui 5 opções de pequenos almoços diferentes (para fugirmos ao clássico pão com manteiga). São opções saudáveis, mas igualmente saborosas:

Bolo Recheado

Ingredientes:

  • Farinha de aveia (100g)
  • Ovos (3)
  • Iogurte natural (1)
  • Canela q.b 
  • Fermento (1 colher de café)
  • Manteiga de amendoim 

Modo de preparação e confeção:

  1. Colocar todos os ingredientes numa tigela até ficar bem (ou num processador de alimentos). 
  2. Colocar uma camada de massa numa forma para ir ao forno, depois colocar manteiga de amendoim e por fim cobrir com massa novamente. 
  3. Colocar maçã por cima e levar ao forno cerca de 20 minutos. 

Panquecas de maçã

Ingredientes:

  • Maçãs inteiras (3)
  • Farinha de aveia (10 colheres de sopa)
  • Ovos inteiros (3)
  • Canela 
  • Fermento q.b 

Modo de preparação e confeção:

  1. Num processador de alimentos triturar as maçãs. Juntar a farinha de aveia, os ovos e a canela. Triturar novamente. Juntar uma colher de café de fermento e envolver. 
  2. Numa frigideira antiaderente bem quente colocar a quantidade de preparado consoante o tamanho de panquecas que quer. 
  3. Deixar cozinhar e virar .

Papas de aveia no forno

Ingredientes:

  • Flocos de aveia finos (500g)
  • Bebida vegetal, leite magro ou água (usei bebida vegetal) (1L)
  • Dióspiros reduzidos a puré (2)
  • Canela q.b
  • Frutos vermelhos q.b 

Modo de preparação e confeção: 

  1. Num pirex de forno começar por espalhar os flocos de aveia. Cobrir com a bebida vegetal e mexer. 
  2. Colocar os dióspiros num processador de alimentos e triturar (também podem ser com a varinha mágica). Juntar a canela e envolver. 
  3. Envolver com a mistura anterior até ficar homogéneo e por fim, juntar os frutos vermelhos. 
  4. Levar ao forno cerca de 30min a 180⁰C.

Crumble de pêra e maçã ‘à lá Maria’

Ingredientes:

  • Pêras cozidas (triturar até ficar em puré) (4)
  • Maçãs rainetas (2)
  • Castanha do Brasil (75g)
  • Cajus, amendoins e côco (100g)
  • Nozes (200g)
  • Mel (1 colher de sopa) 

Modo de preparação e confeção:

  1. Triturar grosseiramente as castanhas do brasil, cajus, amendoins, côco e nozes.
  2. Num pirex colocar em metade, puré de pêra e na outra metade as maçãs rainetas cortadas aos pedaços (usei pêra e maçã porque tinha pouca pêra).
  3. Por cima, dispor os frutos secos, espalhando bem, e colocar a colher de sopa de mel.
  4. Levar ao forno cerca de 20 minutos a 180⁰.

Pão de aveia e linhaça

Ingredientes:

  • Farinha de aveia (400g)
  • Farinha de linhaça (100g)
  • Farinha de côco (30g)
  • Água morna (300ml)
  • Azeite (2 colheres de sopa) 
  • Ovos (2) 
  • Sal q.b 

Modo de preparação e confeção:

  1. Juntar todos os ingredientes até ficar uma mistura bem envolvida. Podem ir juntando a água devagar e ir envolvendo. 
  2. Colocar numa forma e pôr sementes de abóbora por cima.
  3. Levar ao forno pré-aquecido a 180⁰C cerca de 30 minutos.

Com esta ajuda já não têm desculpa para não começar o seu dia com o pé direito!

E se sente dificuldade em diversificar o seu pequeno-almoço, veja as nossas sugestões, neste link.

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

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