Muitas são as vezes que ouvimos dizer: “Vou começar a fazer dieta, para ser mais saudável” ou “Como vou fazer dieta, tenho de fazer comida diferente para os meus filhos”.
Estas são ideias que são bastante difíceis de desmistificar, pelo facto de a informação, por vezes, não ser bem transmitida e a palavra Dieta estar sempre envolvida em conversas relacionadas com Alimentação Saudável e perda de peso.
De forma a irmos de encontro aos teus hábitos alimentares e maiores dificuldades relacionadas com a alimentação, gostaríamos que respondesses a este questionário onde poderás até sugerir novos temas para publicações futuras.
Quem é que já não fez uma dieta restritiva e achou que só resultou no primeiro mês? Pois claro… daí a importância de praticarmos uma Alimentação Saudável e principalmente equilibrada ao longo da vida e não apenas por um, dois ou três meses.
Ter uma Alimentação Saudável dá trabalho, é complicado e é uma grande dor de cabeça?! Claro que não. Na verdade, precisamos de estratégias que nos ajudem na mudança de hábitos alimentares para o resto da vida e por isso mesmo, vamos a dicas práticas.
- Começa por incluir o pequeno almoço todos os dias, sejam dias da semana ou fim de semana. É importante que introduzas nesta refeição, uma fonte proteica (ex.: ovos, queijo fatiado, queijo fresco..), uma fonte de hidratos de carbono (ex.: pão, flocos de aveia, cevada) e uma fonte de gordura (ex.: azeite, amêndoas, cajus, nozes). Podes também juntar uma fonte de vitaminas e minerais (ex.: fruta).
- Bebe pelo menos 1,5Lt de água por dia. Se tens dificuldade em garantir a ingestão hídrica, experimenta ter sempre uma garrafa por perto e colocar lembretes no telémovel. Caso a água não te saiba bem no seu estado natural, tenta aromatizar com limão, canela ou gengibre, na verdade, o que mais gostares.
- Inclui sopa no teu dia a dia. Se és daquelas pessoas que tem dificuldade em controlar o que come ao fim da tarde, opta por comer logo uma sopa de legumes assim que chegas a casa, de forma a conseguires controlar os “petiscos” menos equilibrados.
- Inclui sempre que possível hortícolas ou salada nas refeições principais. Duas das estratégias para garantir que tens sempre legumes e/ou hortícolas disponíveis são: fazer sempre em maiores quantidades e guardar no frigorífico (se for para utilizar durante a semana) ou congelar (caso seja para as semanas seguintes) e ter sempre disponíveis legumes congelados – existem boas opções nos supermercados. Se o problema for o sabor, tenta variar o método de confeção como por exemplo fazer assados, salteados ou grelhados, utilizando também especiarias para intensificar o sabor, tais como, orégãos ou tomilho.
- Envolve a tua família nas escolhas alimentares, ou seja, torna a tua alimentação Familiar. A alimentação em casa tem de ser diferente para cada pessoa? Claro que não! Como podemos fazer para melhorar? Junta os elementos do teu agregado familiar e faz um levantamento dos pratos que mais gostam e depois definam a ementa semanal nessa base. Outro dos aspetos a considerar é confecionar receitas em conjunto e aproveitar o tempo que passam na cozinha para descontrair do stress do dia a dia.
O que é que vais começar já a implementar?😊