O tempo frio e a chuva já nos convidam a ficar mais vezes em casa, aconchegados no sofá e com apetite para alguns alimentos mais reconfortantes. Normalmente a nossa alimentação nesta época temos mais vontade de petiscar, levando-nos a optar, por vezes, por alimentos mais calóricos, ricos em açúcar e gordura, o que pode contribuir para o aumento do nosso peso.
Por isso mesmo, temos de contrariar este efeito com hábitos e opções saudáveis no nosso dia-a-dia.
- Realize lanches entre as refeições: Não pode haver a desculpa “Não tenho fome”; “Tenho tanto trabalho que me esqueço de comer”. Defina estratégias para não passar intervalos muito grandes sem comer: utilize o alarme no telemóvel ou um post it no ecrã do computador. Se tal não acontecer é muito provável que chegue a uma altura do dia em que perde o controlo e ingere alimentos em maior quantidade ou faz opções menos saudáveis. Frutos secos com queijo fresco ou ovo cozido são boas alternativas aos lanches mais comuns.
- Opte por alimentos quentes: É importante o consumo de água ao longo do dia, que é, por vezes, deixada de lado nesta época mais fria. Pode sentir-se mais reconfortado com chás e/ou infusões, café e/ou água morna. Mas claro, sem açúcar. Inicie as suas refeições sempre com uma quente sopa de legumes, uma ótima opção para esta época. Um alimento quente, aconchegante, cheio de vitaminas e minerais. Se comer uma sopa antes do prato principal ficará muito mais saciado, ingerindo menor quantidade no total da refeição.
- Prefira alimentos ricos em fibra: Pão escuro, aveia, arroz/massa integral, leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, quinoa), sementes e vegetais, são alguns exemplos dos alimentos que pode incluir no seu dia alimentar. Ajudam-nos a manter a saciedade, o que nos pode ajudar a evitar alimentos ricos em gordura e açúcar.
- Consuma hortícolas: Se neste tempo frio não apetecem saladas, pode optar por legumes estufados, refogados ou cozidos. Abóbora, cenoura, courgette, chuchu ou brócolos são exemplos da imensa variedade de hortícolas que podemos incluir no nosso dia-a-dia. É importante que aumente o consumo destes alimentos, ricos em vitaminas e minerais, fundamentais a todas as funções do seu organismo.
- Adoce o seu dia com poucas calorias: Deixe os bolos de pastelaria, as bolachas e as sobremesas de lado. Quando lhe der aquela vontade de um “docinho”, opte por fruta cozida ou assada. Já experimentou maçã, pera ou marmelo assado ou mesmo, dióspiro com canela?
- Mexa-se! Organize-se e pense em que dias da semana pode praticar uma atividade física a seu gosto. Não gosta de ginásio? Vá dar uma caminhada. Não gosta de caminhada? Inscreva-se na natação. Não gosta de natação? Compre uma bicicleta e aproveite para dar umas voltas ao ar livre com familiares e amigos. Há sempre opções. Ou porque está frio ou a chover, muitas vezes optamos por ficar em casa e não praticar exercício físico. Não arranje desculpas, opte pelo ginásio ou por comprar um impermeável para poder fazer exercício físico ao ar livre. Além disso, a prática de exercício físico além de nos aquecer, faz-nos sentir cheios de energia e bem-dispostos.
Mantenha todos estes hábitos no seu dia-a-dia. São fundamentais para termos uma vida saudável e mantermos o nosso peso controlado durante estes meses mais frios.
Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram, Youtube ? Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha
One Response
Adorei as suas dicas estou tentando emagrecer e estava confusa no que havia ou não comer muito obrigado