Também acontece contigo sentires que quando te decides a mudar, rapidamente começas a perder a motivação e a vontade de desistir insiste em aumentar? A chave é persistir e não desistir! Se não está a correr bem temos de perceber o porquê e arranjar estratégias para contrariar a situação e voltarmos ao nosso foco.
Por isso, hoje gostaria de partilhar algumas estratégias que me ajudam e que tenho a certeza que vão ser uma ajuda muito grande aí desse lado:
1.Tens de ser capaz de traçar objetivos que sejam realistas e adequados a ti e a mais ninguém.
O pior que podes fazer é estipular os objetivos e as mesmas formas de os alcançar iguais aos das pessoas com quem convives.
Aqui é preciso ser egoísta no sentido em que só podemos pensar em nós, nós somos o foco e a principal prioridade no processo de mudança. Por isso, não olhes para os outros, mas sim para ti como um todo. É difícil? Sim é, mas tudo se faz e nós conseguimos alcançar tudo o que quisermos.
2. Define metas temporais alcançáveis e compromete-te.
O facto de ir estipulando intervalos de tempo para alcançar os objetivos a que te vais propondo, permite que o foco seja maior e a vontade de chegar lá também.
Por exemplo, se pretendes ser mais ativo, começa por caminhar ou ir ao ginásio 2-3 vezes por semana e quando estiveres confortável e conseguires cumprir bem esta meta, complica-a e aumenta a frequência destas atividades.
3. Cada coisa a seu tempo, não tentes fazer tudo de uma vez.
Se perceberes que os teus intervalos de tempo não são suficientes, adapta-os e torna-os possível, não desistas.
Não conseguiste ir caminhar 3 vezes por semana? E então? A semana a seguir é uma nova oportunidade de alcançar esta meta. Não desistas à primeira adversidade.
4. Planeia a tua semana com antecedência, no que diz respeito à alimentação, ao trabalho e aos seus treinos.
É importante ter blocos de tempo definidos durante o dia. Por exemplo, dificilmente colocarás duas coisas distintas para a mesma altura do dia.
Passa para o papel e tem-no sempre num local visível para que não te esqueça. Cola na parede da tua secretária o teu planeamento diário ou semanal.
5. Vai avaliando e controlando a tua evolução.
Assim vais tendo a oportunidade de ir vendo os resultados a aparecer e a vontade de continuar a ser cada vez maior.
Vai tendo atenção às pequenas metas que vais conseguindo cumprir. A caminhada em que aumentaste a distância no mesmo tempo, o treino no ginásio que foi concluído de forma mais confortável, as calças que não usavas à algum tempo e que saíram do armário…
6. Festeja as tuas conquistas, mesmo que sejam pequenas.
Cada dia que passa e cada meta superada, é uma versão diferente e melhor de ti próprio(a) por isso desfruta!
Vamos nessa?




