A nossa alimentação é uma grande parte do orçamento familiar. E por isso mesmo, nada melhor que tentar poupar nas compras, e é possível! Ou seja, nada de ir em conversas e começar a pegar em tudo o que está em promoção. Até porque na maioria das vezes associamos uma alimentação saudável a gastar muito dinheiro, mas na minha opinião não é assim!
É tudo uma questão de organização e ter em atenção alguns pontos fundamentais:
- Elaborar uma lista de compras e cumpri-la. Senão, vais acabar por te esquecer de algumas coisas fundamentais e comprar outras que se calhar nem precisas. Podes optar também por levar o orçamento estipulado.
- Planear as refeições antes de ires às compras: Se isso não acontecer é provável que durante a semana faltem alimentos de que precisas e necessites de ir novamente ao supermercado.
- Não ir às compras com fome: Se fores com fome vais acabar por trazer alimentos que não estão incluídos na lista de compras e que não fazem parte da rotina habitual. Não sei se já sentiste isso, mas eu já. Ir às compras com fome faz-nos logo pensar em trazer alguma coisa que não devemos e que nos apetece mesmo comer naquele momento.
- Procurar os preços mais baixos e estar atento às promoções: Nos websites dos supermercados encontras as promoções que existem em cada semana. Analisa e leva escrito na tua lista de compras. No entanto, cuidado porque muitas vezes a promoções levam-nos a pensar em comprar outro tipo de coisas.
- Olhar para as prateleiras de cima a baixo: Normalmente os produtos mais caros encontram-se na prateleira ao nível dos olhos. Às vezes queremos ser rápidos, mas mais vale olhar bem, analisar e depois comprar!
- Preferir a fruta e hortícolas da época. Passa bastante tempo na parte dos legumes no supermercado. Vai com tempo e compra muita variedade para não faltar durante a semana. Mas, também acho importante ter sempre em casa legumes pré-congelados para que não falte em nenhuma refeição, ou seja, nos dias em que não tens tempo para arranjá-los.
- Comprar leguminosas: São uma ótima alternativa à carne, peixe e ovos e são uma opção bastante económica.
- Escolher embalagens de tamanho familiar e faz a divisão em casa. Se fizer as contas ao Kg muitas vezes compensa. É importante que tenhas isso em conta (normalmente faço sempre as contas ao kg porque por vezes as promoções não compensam, de todo!)