Ter Diabetes não é sinónimo de deixar de comer o que mais gosta. O que é importante é ajustar a sua alimentação ao seu dia-a-dia, controlando sempre os níveis de açúcar no sangue. Desengane-se se acha que tem de comer sempre o mesmo tipo de comida e sem prazer! O importante é conciliar os diferentes alimentos e temperá-los para ganhar sabor. Além disso, não tem de deixar de comer arroz, massa, pão… só tem de comer de forma equilibrada, ou seja, nas quantidades que realmente precisa.
Por isso mesmo é tão importante que seja acompanhado por um profissional de nutrição que adapte os seus hábitos alimentares ao seu dia-a-dia.
Dicas essenciais:
- Troque a farinha branca por farinha integral. Ou seja, quando quiser fazer algum tipo de bolo pense em que pode alterar a receita para ficar ainda mais interessante a nível nutricional. Dicas para tornar a sua sobremesa mais saudável? Veja aqui. Pode também optar por arroz e massa integrais.
- Prefira a fruta inteira a sumos de fruta. Porquê? Veja a razão aqui. Além disso, cuidado com a quantidade de fruta que ingere ao longo do dia, ou seja, é importante seguir o que está descrito no seu plano alimentar. Apesar de a fruta ser um alimento saudável, em exagero também faz mal, e não se esqueça que tem açúcar.
- Substitua o açúcar por Stevia. Mas o melhor é mesmo retirar! No café pode colocar canela ou pau de canela. Nos seus pequenos-almoços ou lanches pode adoçar com fruta sempre que lhe apetecer um “doce”.
- Prefira os cereais integrais: Pão integral, de mistura, integral, de sementes. Flocos de aveia é um exemplo de cereais que pode consumir.
- Evite bolos de pastelaria e sobremesas. Se lhe apetece um “docinho” após a refeição, opte por uma peça de fruta mais doce como banana ou maçã cozida com canela.