Serão os hidratos de carbono os vilões?! 4 dicas para conseguir perder peso a comer HIDRATOS DE CARBONO

Normalmente quem quer perder peso começa logo a pensar ´aííí agora não posso comer mais pão, arroz, massa….´… ´agora acabaram-se os hidratos…´Só de pensar nisto muitos de vocês já começam a sofrer e a pensar que não são capazes. Ou então, são capazes, mas durante um curto período de tempo. Antes de mais, têm de começar a perceber o que é realmente necessário fazer para perder peso, e que não são os hidratos de carbono que não vos deixam perder peso, desde que sejam consumidos equilibradamente… como é ÓBVIO!

Sinceramente, faz-me confusão pensar como é que antes de pensarem em cortar hidratos de carbono, não consideram que o primeiro passo é deixar de lado bolachas, bolachinhas, merendas, folhados, croquetes, rissóis, pastéis de nata, cereais açucarados, refrigerantes e sumos… ! Isto sim, é fundamental para se perder peso, e acima de tudo, para sermos saudáveis! AGORA, pode ser necessário um ajuste na quantidade de hidratos de carbono consumidos, mas não é de TODO, necessário um corte radical na vossa alimentação! Porque muitas vezes oiço o seguintes ´já não como arroz nem massa às refeições´, mas o meu lanche são umas bolachinhas… qual é o sentido de isso faz? Não faz! ´Não como arroz ao jantar´… ´Só janto uma sopa´… mas depois antes de ir para a cama, lá vai de torradas ou de bolachas… Mais valia jantar, e bem!

Por isso mesmo, se para vos mostrar que não é necessário esse corte, aqui ficam algumas dicas/truques de como podemos manter a ingestão de hidratos de carbono, e sim, ser possível perder peso!

COMECE PELOS LEGUMES: Ora pois bem, porque é que eu sugiro começarem por este alimento? A maioria das vezes, temos  mais olhos que barriga e começando logo pelo arroz/massa ou batata, ainda nos apetece mais. Se, no entanto, começarmos pelos legumes, parece que nos acalma e que depois, a quantidade que ingerirmos já é diferente. Além disso, nunca esquecer os legumes no prato, que muitas vezes não existem, e aí é que está o erro! Normalmente temos sempre a carne/peixe, arroz/batata ou massa e pensamos… já não tenho tempo para fazer legumes… por isso, é importante que comecem a pensar de forma diferente!

ESCOLHA OS CERTOS: Comer arroz, batata ou massa normal, ou seja, sem adições, é bem diferente do que optar por batata-frita ou por uma carbonara cheia de natas! Por isso mesmo, têm de perceber que é possível comer hidratos de carbono, mas que o mais simples é sempre o melhor. Não é comer arroz que o engorda, desde que seja consumido de forma equilibrada! Agora, optar por uma massa que está cheia de natas, bacon ou chouriço, já é bem diferente! Por isso mesmo, prefira arroz, esparguete, batata-doce, quinoa… sem molhos e sem essas adições! É como costumo dizer, o que engorda não é a batata, são as 10 batatas que comemos, e o pãozinho no molho!

VALORIZE O QUE COME: Como sabem, não sou muito a favor de bolachas, porque na realidade acho que não nos acrescentam muito em termos nutricionais. Além disso, é totalmente diferente comer hidratos de carbono vindos de bolachas ou vindo de arroz ou massa por exemplo. Isto porque, a maioria das bolachas acabam por ter na sua composição nutricional uma elevada quantidade de gordura e de açúcar. Ou seja, não faz sentido substituir um alimento por outro. 

NÃO SE ESQUEÇA DO ACOMPANHAMENTO FUNDAMENTAL: Uma refeição tem de ser constituída, além dos hidratos de carbono, por sopa de legumes, proteína e legumes! Ou seja, se consumirmos estes alimentos juntamente com os hidratos de carbono (Desde que na quantidade certa), não é necessário retirá-los da nossa alimentação! No entanto, se por outro lado, deixarmos de lado a sopa e os legumes, vamos comer mais arroz ou batata,e aí sim, consumir mais do que necessitamos! E sinceramente, é o que acontece na maioria das casas… e por isso mesmo, um consumo exagerado e depois muitas vezes, associam isso ao aumento de peso! Mas na realidade o que acontece é que a refeição não é adequada! E não vale a pena dizerem que não comem mais arroz ou batata quando não comem legumes porque é mesmo isso que acontece! Tenho a perfeita noção de que, quando não como sopa e/ou legumes, como mais do resto!

Deixem de querer as ditas dietas milagrosas e foquem-se em querer mudar os vossos hábitos alimentares! Não é uma pequena porção de hidratos de carbono que engorda, desde que equilibrada, claro! O que engorda é sim, as bolachinhas, o pão nos molho, os folhados …

E mais um hábito que é fundamental perceberem que faz parte de um estilo de vida saudável, é a prática de exercício físico.

Para informações ou marcação de consultas podem enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha

O passo a passo para voltares à rotina depois das festas!

Clica em saber mais e garante já a tua vaga para te ajudarmos a atingir os teus objetivos.

Podcast

TESTEMUNHOS

EBOOKS

Publicado em Google Google
Carina Isabel Carvalho profile picture
Carina Isabel Carvalho
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
O acompanhamento da Marta tem sido incansável. Sempre preocupada em adaptar os meus planos alimentares às minhas necessidades e às exigências da minha rotina. Achava que já sabia algumas coisas sobre alimentação saudável, mas cada consulta tem sido uma oportunidade de aprender sempre mais. Recomendo muito!
Publicado em Google Google
claudia soares profile picture
claudia soares
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Sou a Claudia Soares e tenho 51 anos, e estou “oficialmente” na menopausa desde junho. Mas tudo começou a mudar a cerca de 2 anos quando me apercebi que estava no início de uma nova fase da vida… senti várias mudanças mas a que mexeu com a minha auto-estima foi a alteração do corpo e com ela o aumento de peso. Tentei ou pelo menos quis acreditar que tentava fazer alguma coisa… até que em fevereiro decidi que precisava de ajuda e assim chego a Clínica Poe te na Linha (que por acaso já seguia no Instagram a bastante tempo a Dra Maria Gama) é assim cheguei a Dra Inês Luís… e só que agradecer desde logo senti uma conexão, uma confiança de que estava nas mãos certas e que me fez acreditar e seguir este caminho que me ensinou a comer da forma correta me ajudou a perder até agora cerca de 10kg sem dor… obrigada por todo o seu carinho… por me escutar… enfim por tudo!!! Muito obrigada! ❤️
Publicado em Google Google
Sara Rodrigues profile picture
Sara Rodrigues
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Ja estou no programa desde julho. O mais importante para mim é o acompanhamento que temos. Acompanhamento personalizado desenhado para os nossos gostos , é nos enviado ferramentas que nos aiudam em todo nosso caminho. A minha autoestima também melhorou muito. Ah não menos importante estou a perder peso de acordo com objetivos.
Publicado em Google Google
Joana Ferreira profile picture
Joana Ferreira
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Eu conheci a Põe-te na linha através da minha endocrinologista a DrªRita Bettencourt no contexto da minha insulino resistência(para além do hipotiroidismo) que me aconselhou a ter acompanhamento nutricional. O facto do acompanhamento ser online ajuda muito especialmente para quem é de longe como eu que sou do Algarve e ter equipas de confiança nesta jornada. A alimentação para mim sempre foi um desafio muito grande especialmente porque eu não gosto de fruta(nenhuma desde pequena, pode dizer-se desde bebé) e fazer um plano alimentar sem esta parte não é fácil mas com a ajuda da minha Nutricionista (Marta Conceição) tem sido uma aprendizagem em tanto, e fazer o planeamento das refeições tem sido um desafio muito interessante e que estou a gostar muito mas não é fácil , o facto de se ter acompanhamento personalizado é fundamental. Experimentei agora os desafios do Põe-te na linha, o que é muito interessante a partilha com outras pessoas do grupo e a inspiração por um estilo de vida mais saudável com uma alimentação mais regrada que por vezes as pessoas podem achar ser algo simples mas não é, é bem mais complexo do que aparenta. A equipa de nutricionistas da Põe-te na linha tem muito material didático que ajuda e mesmo os próprios planos alimentares são atualizados consulta após consulta de forma a que o cliente não fique cansado das opções(dão várias opções de pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e ceia) ajustando as necessidades de cada um. Recomendo não só a quem queira comer de forma mais saudável ou para perda de peso mas também para pessoas que tenham interesse na área da alimentação.
Publicado em Google Google
Ana Maria Nogueira Reis profile picture
Ana Maria Nogueira Reis
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Já acompanho o poe-te na linha há alguns anos. O meu acompanhamento é feito pela Dra.Marta. Apesar das nossas consultas serem online devido á distância,são bastante interactivas e enriquecedoras, a Dra Marta está sempre atenta aos meus objetivos e gostos na preparação do plano alimentar. O acompanhamento vai além das consultas através também de mensagens semanais tentando perceber como me correu a semana. Estou muito satisfeita! Obrigada Dra.Marta!🥰
Publicado em Google Google
Monica Soares profile picture
Monica Soares
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
No final de 2025 decidi que precisava de perder peso mas não conseguiria fazê-lo sozinha. Após alguma pesquisa decidi escolher a Dra Maria Gama pois considerei que era o que se ajustava mais às minhas necessidades e não me enganei. Comecei a ser seguida em Janeiro pela Dra Inês da equipe Põe-te na linha e o meu objectivo era perder 20kg dos quais já só me falta 4 para chegar ao meu objectivo. Estou muito feliz com o resultado mas o mais importante é que aprendi que posso comer de tudo desde que saiba comer e que excessos também são permitidos desde que não percamos o foco, aprendi também a cuidar mais do meu corpo. O processo de perda de peso para mim não foi rápido mas foi no tempo que tinha de ser e permitiu-me adquirir novos hábitos que se irão manter mesmo depois do fim do acompanhamento. E tudo isto tenho que agradecer à Dra Inês que sempre me acompanha nesta missão com profissionalismo e simpática. Obrigada Dra Inês 😊
Publicado em Google Google
Claudia Almeida profile picture
Claudia Almeida
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Desde Dezembro 2025 que decidi mudar o rumo à minha vida em relação ao peso! Com a menopausa aumentei 10 kg num “tirinho”, e por mais que tentasse perder peso, acontecia precisamente o contrário. Associado a dias de stress devido ao trabalho , tudo estava a descambar! Graças à Nutricionista Marta Conceição, que me acompanha desde então, recuperei essencialmente o hábito de me cuidar! Pensar e olhar para a comida de outra forma! Ter mais e melhores opções essencialmente evitando o que eram os meus péssimos hábitos….Saltar refeições , recorrer imenso a takeaway , comendo só o que me fazia mal ! Agora com outra consciência, ja perdi metade do peso pretendido! E Só seria possível com ajuda… e continuando a comer pão , arroz e massa… mas com regras ! Não passo fome, simplesmente mudar hábitos e ceder à tentação dos doces, onde reside o meu maior problema . Olhar de outra forma para os legumes e fruta e já não passar sem sopa! Como costumam dizer, comer sem culpa! Deixo aqui um beijinho a toda a equipa Põe-te na linha que em conjunto nos ajudam imenso no grupo de WhatsApp! Embora não seja muito participativa por falta de tempo, ao final do dia tento ler todas as dicas …. Uma ótima ferramenta para o nosso dia a dia e juntamente com outras pessoas com o mesmo propósito ! Muito obrigada a todas ❤️
Publicado em Google Google
Filipa Cordeiro profile picture
Filipa Cordeiro
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Recomendo o acompanhamento! A minha nutricionista, Dr.ª Marta é extremamente simpática, empática e explica tudo com uma clareza incrível — desde as quantidades e produtos até às substituições diárias. O acompanhamento por mensagem tem impacto, pois envio fotos das refeições e até daquela roupa que antes estava apertada, o que ajuda muito a ver o progresso. Nas consultas, a Dra. Marta é atenta, faz as perguntas certas e ajusta o plano para se adaptar à minha rotina. Já seguia o blog há muitos anos, mas este apoio individualizado tem sido muito bom!
Publicado em Google Google
Ana C profile picture
Ana C
Google star 1Google star 2Google star 3Google star 4Google star 5
Olá bom dia, comecei a ser acompanhada pela Drª Marta, e estou muito contente. As consultas são dinâmicas, o plano alimentar ajustado às minhas necessidades e gostos, não tenho tido a sensação de fome e já se vêm redultados, 1k400 em duas semanas, ajuda a manter o foco e a vontade de cumprir e continuar. Obrigada pela a atenção e carinho, faz toda a diferença o acompanhamento 😁😘

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

6 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *