Ninguém disse que a organização na cozinha era fácil, de todo! Aliás, acho que não é nada fácil, principalmente se não estivermos focados para isso.
Apesar de nos termos de alimentar todos os dias, caso exista alguma coisa que tenha de ficar para trás é a nossa alimentação. Ou vamos comprar comida fora, ou vamos jantar fora, ou desenrascamos alguma coisa para comermos durante o dia!
Também acho que é possível termos uma alimentação saudável e organizada diariamente, desde que na verdade, estejamos focados, organizados e virados para aí! Por isso mesmo, decidi escrever sobre os meus truques para vos conseguir ajudar e tentar ´descomplicar´ o que muitas vezes parece um grande desafio.
Começo por partilhar com vocês que eu não gostava nada de cozinhar, por isso, sei, o que a maioria de vocês sente desse lado. Com o passar do tempo e com a experiência, fui começando a gostar do que cozinhava, fui percebendo que até me safava na cozinha e agora até me dá prazer cozinhar. É POSSÍVEL!
- Despensa: Tem de estar ´cheia´, ou pelo menos, garantir que temos os alimentos todos disponíveis para a nossa alimentação semanal. Normalmente eu compro logo 2 ou 3 pacotes de certos alimentos para ficar tipo em ´armazém. Cria um sistema para onde coloca a comida. Isso irá permitir ver exatamente o que tens na despensa e minimizar o desperdício de comida também.
- Frigorífico e congelador: Garantir a alimentação para todos! Ter carne/peixe/leguminosas em grande quantidade para garantir as refeições (ter sempre postas individuais quando é preciso fazer só para nós por exemplo); legumes frescos, congelados, embalados prontos a usar.
- Alimentos prontos: Tenho sempre legumes frescos prontos a usar, legumes congelados, flocos de aveia, manteiga de amendoim e amêndoa, iogurtes líquidos, frutos gordos. Se chegas a casa e não estás com paciência para fazer legumes, abres a embalagem da rúcula, espinafres, alface e num instante tens uma salada pronta!
- Utensílios de cozinha: Eu tenho vários utensílios que acho que facilitam a vida, e vou deixar aqui algumas sugestões processador de alimentos, liquidificador, espátulas, frigideira de panquecas, formas de silicone.
- Quantidade: Fazer em grande quantidade! Claro que, comer as refeições acabadinhas de fazer é o melhor, mas por vezes não dá! É uma das vossas grandes dificuldades, porque não há tempo, e então acabam por comer qualquer coisa. Mais vale fazerem arroz em maior quantidade, dois frangos em vez de um, dois peixes assados em vez de um. E se for mesmo a mais congelam algumas das refeições para dar para a semana seguinte.
- Descomplicar: Descomplicar é o mais fácil, porque senão andamos sempre a pensar nisto! Fazer um assado ou um guisado para o jantar é ótimo, mas quando não há tempo descomplica! Por exemplo, se tens bifes de peru e não os queres fazer grelhados porque não sabe a nada, tempera só com pimenta e limão, fica logo diferente e saboroso! Aconselho sempre é a fazeres os legumes à parte para se comer em maior quantidade!
- Já que vamos, despachamos: se vou para a cozinha, aproveito e despacho mais coisas! Se vou utilizar o forno, aproveito e faço panquecas ou muffins no forno! Se vou estar no fogão, faço panquecas na frigideira das panquecas, legumes salteados na wok ou estufados no tacho.
E por fim, PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA! Isto não é fácil. Mas também acho que é tudo uma questão de adaptação e de nos fazer sentido.
Aqui em casa vamos gerindo consoante quem chega primeiro a casa, para ir despachando o jantar e as refeições, porque senão seria muito complicado. E quando vamos às compras, ambos sabemos o que temos de comprar e ao que estamos habituados.