Por vezes há alimentos que nos apetecem MESMO MESMO à noite, à hora de jantar, depois de um dia de trabalho stressante… não concordam que nos apetece muito mais asneiras à noite do que durante o dia?!? Por isso mesmo, acho que é fundamental que não existam alguns alimentos em casa, como os que eu descrevo em baixo. E porquê?! Porque num dia menos bom, em que não há paciência para fazer nada, é isso mesmo que vão comer. Além disso, este tipo de alimentos não nos fazem falta nenhuma. Uma coisa é ir comer uma pizza a uma pizzaria (que valha a pena), outra bem diferente é comer uma pizza pré-congelada. O mesmo para os restantes alimentos.
Como eu costumo dizer: se é para ser, que seja a sério e que valha a pena!
- Batatas fritas: Um alimento altamente calórico e rico em gordura que não deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Evite este tipo de alimentos processados e industrializados e opte por arroz, massa, batata ou leguminosas para acompanhar a sua refeição. Pode sempre ter esses alimentos congelados para quando não tiver nada pronto. Assim é só tirar do congelador e voilá 🙂
- Pizzas: Mais um alimento que deve evitar ter em casa, devido ao elevado valor calórico e quantidade de gordura que apresenta, deixando apenas para os chamados “dias especiais”. No entanto, é importante referir que depende do tipo de pizza consumida, se é ou não confecionada em casa e que tipo de ingredientes são utilizados, podendo ser até um alimento mais saudável.
- Sumos e Refrigerantes: Além de serem ricos em açúcar (a maioria deles), o mais adequado é mesmo acompanhar o seu jantar, ou qualquer outra refeição, com água. Pode também fazer água aromatizada ou sumo natural, se precisar ou quiser variar.
- Merendas, folhados: Pois… Este tipo de alimentos deve ser evitado num estilo de vida saudável, mas ainda mais quando se quer perder peso, uma vez que são ricos em gordura e que têm um valor energético elevado. Já para não falar na sua composição nutricional, que não é de todo interessante e por isso mesmo, não deve fazer parte de uma refeição principal.
- Doces: Se lhe apetece um doce à noite, pense “apetece-me um doce, mas então vou comer alguma coisa doce mas mais saudável”. Banana esmagada com canela, ou maçã cozida com canela. O que vos parece? A alteração de comportamentos alimentares por vezes é difícil, mas é só até começar.
Não se esqueçam que falo do nosso dia-a-dia e não de dias esporádicos, em que por vezes podemos comer este tipo de alimentos… como eu digo, quando valer a pena!
Para um acompanhamento mais personalizado e próximo podem marcar a vossa consulta de nutrição com uma nutricionista da equipa aqui.
One Response
Adoro as dicas