Nas épocas festivas há sempre tendência para os exageros e como tal é importante ter em atenção certos comportamentos.
6 estratégias para minimizar os erros alimentares durante a páscoa:
- Não saltar refeições – Em momentos de celebração em família e com amigos é comum nem nos apercebermos do tempo a passar e esquecermo-nos de comer por horas a fio. É importante fazermos pequenas refeições ao longo do dia para que não haja tendência para exceder as nossas necessidades energéticas diárias, uma vez que, quanto mais tempo tivermos em jejum mais fome iremos ter na altura da refeição.
- Diversas refeições diárias – Se habituarmos o corpo a alimentar-se em horas específicas criando uma rotina de alimentação e houver duas a três horas de intervalo entre refeições torna-se mais fácil ter uma alimentação equilibrada e o mesmo se aplica em épocas específicas do ano com sejam o natal ou a páscoa.
- Incluir sempre a sopa – A sopa além de aumentar a ingestão hídrica e de hortícolas ao longo do dia promove a saciedade, evitando assim a repetição do prato principal. Sei que Às vezes ter ideias de receitas de sopas é difícil e por isso é que criámos um ebook com 20 receitas de sopa, que podes ver aqui.
- Incluir sempre hortícolas nos pratos principais – Os hortícolas são por norma consumidos em menor quantidade do que seria suposto. Podemos facilmente juntar uma salada de acompanhamento a cada prato (salada mista, rúcula e cenoura ralada, espinafres) e/ou legumes no forno ou até salteados.
- Fazer vários lanches – Quem disse que os lanches têm de ser sempre iguais para serem saudáveis? Variar é a chave para uma alimentação equilibrada e no que toca aos lanches não é diferente. Quanto menos monótonos forem menos probabilidade há de se cometerem erros. O ato de comer deve ser satisfatório para a pessoa. Ex: bolinha de mistura com queijo fresco e uma maçã, papas de aveia com banana…).
- Incluir fruta após a refeição principal – Havendo assim um melhor controlo a nível das sobremesas. Ou seja, começa pela fruta e depois é que passas à sobremesa que mais gostas 🙂
No entanto, há sempre tempo para uma ou duas amêndoas, como se costuma dizer «o que é doce nunca amargou». Se precisares de ideias de sobremesas para a páscoa podes ver aqui. Fazer uma alimentação equilibrada não implica uma dieta super restritiva, mas saber o que comer quando comer e que quantidade comer.
Uma boa Páscoa!