Se há discurso que me irrita profundamente é a conversa do ´mas é só um bocadinho´…E hoje decidi escrever sobre isso. Antes de mais, acho que ninguém tem de comentar o que é que os outros comem, tal como não têm de comentar a roupa, o cabelo, a maquilhagem, se estão com mais peso, se estão mais magros… Nós temos de ser responsáveis pelas nossas decisões e não tentar ´desviar´ quem está à nossa volta, quem está a tentar perder peso, quem está a tentar ser mais saudável… ainda por cima, porque vos garanto que este processo não é fácil para a maioria das pessoas!
E porque é que esta conversa me tira do sério?!
TEM DE VALER A PENA:
Se num dia há um pão de pó e no dia seguinte eu sei que vai haver serradura… eu vou ter de comer o pão de ló (que não aprecio) só porque sim? Se prefiro comer a serradura, que adoro? Faz sentido?! Só porque sim?! Como já disse várias vezes, eu não gosto de ´fingir que como´… quando é para comer é para comer a sério! Sou uma pessoa como outra qualquer e há muitas coisas menos boas que eu também gosto de comer… É como o exemplo de comer uma pizza… Eu adoro pizza e queijo, por isso quando vou comer uma pizza, a maioria das vezes como com extra queijo! Por isso mesmo, as pessoas podem não preferir comer hoje, porque preferem comer no fim-de-semana com a própria família e relaxados, essa escolha tem de ser individual!VOCÊS É QUE SABEM QUANDO DEVEM COMER:
Epa, eu é que sei quando é que quero comer, e o que quero comer. E não tem de ser ninguém a dizer quando é que eu o devo ou não fazer. E isto não está relacionado com radicalismo nem nada disso… se eu não quero comer um dia porque não me apetece, não tenho de o fazer só porque sim… Aliás. ou só porque os outros estão a comer! E sabem porquê… porque na minha opinião sincera, a maioria das pessoas que está sempre a dizer ´come lá, come lá´, quer ter alguém que a acompanhe… ou seja, quase que uma razão para o fazer, e isso não está certo para a pessoa que está num processo de reeducação alimentar.É SÓ UM BOCADINHO:
É só um bocadinho hoje, certo! É só um bocadinho amanhã, certo! É só um bocadinho no sábado, certo! Ou seja, é só um bocadinho quase todos os dias! E o problema está mesmo aí. O problema não é comer entradas, batatas-fritas ou sobremesas esporadicamente… o problema é quando é dia após dia, quase todos os dias. Por isso mesmo, a conversa de ´é só um bocadinho´ depende da semana da PRÓPRIA PESSOA! Porque se eu sei que vou comer amanhã alguma coisa que eu adoro, e que prefiro comer ´à grande e à francesa´, não tenho de comer só hoje um bocadinho porque x ou y me diz. É uma das grandes questões que me falam em consulta… a questão de haver sempre bolachas, bolachinhas, o carro dos bolos no trabalho.. e que depois quando não querem optar por esse tipo de alimentos, a conversa do ´anda lá, é só hoje´.É SÓ UM BOCADINHO DE… SOPA?!
É só um bocadinho de bolo, é só um rissól.. é só um bocadinho disto e daquilo! Será que alguma vez vou ouvir dizer alguém ´anda lá, come lá só um bocadinho de sopa, faz-te bem´. Gostava muito, mas não me parece! Porque é que essa conversa tem de ser sempre para as coisas menos boas, e não pode ser para as coisas que realmente nos fazem bem? Acho que ficávamos todos a ganhar! A perda de peso é um tema sensível e que é difícil para muitas pessoas, e por isso mesmo, a função de TODAS as pessoas à sua volta é AJUDAR! É fazer com que essas pessoas se sintam apoiadas e sintam que são capazes… não o contrário! E não falando apenas de perda de peso, ter um estilo de vida saudável tem de ser aceite por todos, tal como outra escolha qualquer claro.
Desculpem este discurso todo, mas tinha de ser. Este tipo de comentários deixam-me chateada, porque na verdade não percebem o mal que fazem às pessoas que estão à vossa volta. Eu própria digo em consultas para quando apetecer comer determinada sobremesa, as pessoas comerem! De forma consciente e tranquila… mas quando elas quiserem! E não se esqueçam, tudo isto que eu escrevo é porque eu também já passei por um processo de perda de peso, ou seja, sei bem o que é isto tudo do que falo!



