Vamos lá pensar na lancheira dos mais pequeninos, um assunto muito importante e que às vezes não é muito falado.
É fundamental que tal como nós, os nossos filhos tenham um dia alimentar saudável e por isso mesmo, levarem snacks que os permitam ter um dia de escola cheios de energia para todas as atividades. Além de prevenir o excesso de peso e obesidade, permitem melhorar a sua concentração escolar, a sua boa disposição e o controlo do apetite ao longo do dia. Muitas vezes as dúvidas dos pais prendem-se com a facilidade em conseguir transportar esses lanches.
- Tenha atenção ao tipo de lancheira para o seu filho: Arranje uma lancheira térmica para que consiga manter a temperatura dos alimentos e uma lancheira gira e ao gosto do seu filho.
Deixe de lado batatas-fritas, bolicaos, bolachas maria ou torradas, leite de chocolate, sumos e refrigerantes!! Esse tipo de alimentos são altamente calóricos e não trazem nada de benéfico à saúde do seu filho. São práticos? Não dão trabalho a preparar? Não há razão para este tipo de alimentos estar presente em vossa casa e fazer parte do dia-a-dia dos vossos filhos.
Há mais exemplos:
- Fruta fresca (maçã, pêra, banana, laranja)
- Snack Fruut (Fruta desidratada). Há vários sabores, é só saber qual o seu filho prefere.
- Lacticíneos (leite simples, iogurtes naturais ou de aromas)
- Pão escuro (centeio, integral, de sementes)
- Flocos de aveia
- Frutos secos: nozes, amêndoas (pode mandar dentro de uma marmita ou em papel de prata. Mas claro, opte sempre pelos frutos secos sem sal)
- Bolachas de arroz ou milho
- Palitos de cenoura ou tomate cherry
Alguns exemplos de combinações:
- 1 iogurte líquido de aromas ou natural + 1 peça de fruta
- Pão escuro com 1 fatia de fiambre de peru + 1 peça de fruta
- 1 pacote de Fruut + 1 iogurte sólido de aromas
- Amêndoas + 1 iogurte líquido de aromas
- Tomates cherry + queijo fresco
- Cenouras
- Gelatina 0% açúcar + 1 iogurte natural
- Papas de aveia
- 1 pacote de bolachas de milho + 1 babybell
Tenha sempre em consideração a existência de:
- Cereais (pão escuro, cereais)
- Lactícinios (leite, iogurte, queijo)
- Fruta
Pegar num pacote de bolachas e num sumo demora o mesmo que pegar num iogurte e colocar flocos de aveia dentro de uma marmita. Pode mandar os lanches em marmitas ou em frascos, tudo preparado de casa.
Claro que é importante ter em conta a faixa etária da criança e as suas necessidaes individuais, sendo as combinações indicadas meramente alguns exemplos. Se tiver dúvidas da constituição dos lanches que deve mandar, é importante que consulte um profissional de nutrição.
Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram, Youtube ? Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!
6 Responses
Estou á procura exactamente destas opções para o lanche da minha Filha. Só que ela não gosta de iogurtes (nenhum), gelatina, tomate, papas de aveia!!! até nem é muito esquisita, apesar de parecer neste caso! Acho que tem sempre dificuldades em adaptar-se a alimentos ou opções novas e este ano vai ter de ser! Pão com fiambre pode ser, fruta pode ser, fruut também, mas falta mais qualquer coisa… Ideias para substituir pf…
Secalhar ja não vem muito a tempo… Mas, batidos de fruta fresca com leite ou leite de amêndoa! Super rapido de fazer e havera alguma combinação de sabores que irá gostar de certeza!
Ex: por no liquidificador: frutos vermelhos (1/2chav)+(1/4maça vermelha madura)+leite de amêndoa a gosto consoante a consistência desejada. Os pequenos adoram
Uma ótima ideia 🙂
Pode dar uns legumes cortados em tirinhas como por exemplo (cenoura) ou outros. Eu gosto de levar pimento e pepino.
Estou a dar uma opção para a Margarida e sei que não vai a tempo mas pronto.