Hoje vou falar-vos sobre cozinhar com pouca gordura, mas com sabor! Uma das grandes dúvidas.
Muitas vezes em consulta apercebo-me que não têm em conta a gordura utilizada na confeção das refeições, o que pode influenciar bastante o valor calórico das refeições e estar relacionado com o aumento de peso. E não, não estamos a falar de comer apenas cozidos ou grelhados, ou comida sem sabor e sem qualquer tempero.
Para quem ainda não sabe, temos um e-book com 50 receitas de refeições principais para irem experimentando receitas novas e podem adquirir aqui!
Dicas:
- Antes de começar a cozinhar, não se esqueça de retirar todas as peles e gorduras visíveis do alimento a confecionar. Quantas vezes não retiram a pele do frango antes de ir ao forno para dar um saborzinho?
- Opte por fazer uma marinada, com vinho, alho, cebola, pimenta e ervas aromáticas. Muitas vezes não é necessário a adição de azeite. Experimente cozinhar frango sem qualquer adição de gordura e veja o resultado: ótimo!
- O molho que fica nos cozinhados não deverá ser consumido, nem para molhar apenas um bocadinho de pão! Se não colocar o pirex na mesa é muito mais fácil resistir. Deixe o pirex na bancada, sirva-se e sente-se na mesa.
- Ao refogar, opte por colocar o azeite com o alho e a cebola, mas vai acrescentando água ou vinho, para não sofrer fritura.
- Para gratinar, opte sempre por queijo magro. Mesmo assim, deixe de lado os gratinados e utilize apenas em dias especiais.
- Para temperar legumes cozidos utilize sempre azeite como gordura de adição. Tenha em atenção os legumes salteados. Prefira os cozidos, a vapor ou estufados.
- Para temperar saladas utilize o azeite, adicionando também sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas aromáticas ou especiarias. Compre um spray para o azeite, de certeza que a quantidade utilizada será menor.
- Num dia de festa, caso opte por molhos, utilize por exemplo sumo de limão, especiarias ou ervas aromáticas e iogurte natural não açucarado.
- As frigideiras antiaderentes não necessitam de adição de gordura. Pode utilizá-las para confecionar por exemplo ovos mexidos e/ou bifes, sem qualquer tipo de gordura.
- Quando consumir conservas, opte por conservas em água em detrimento das que vêm em óleo ou em azeite.
- Fundamental: fazer fritos em casa não é opção! Quando houver dias especiais ou festas e que não consiga deixar de lado os ditos rissóis ou croquetes, faça-os no forno.
São pequenas alterações que resultam em grandes progressos! O objetivo não é que comece a ter refeições sem sabor ou sem prazer, mas sim mais saudáveis e equilibradas.
2 Responses
Boa Dica
Obrigada