Dicas para implementar as resoluções de Ano Novo + Os meus objetivos para 2018

Já passaram umas semanas desde o início do ano, mas espero que as resoluções de Ano Novo continuem na vossa cabeça e não as tenham esquecido. É verdade que todos os anos pensamos ´Este ano é que vai ser´, ´Este ano é que vou ser super saudável´, ´Este ano é que vou começar a ir ao ginásio todos os dias´. Pois bem, para mim o problema está aí!

Acho ótimo escrevermos os nossos objetivos e termos resoluções de Ano Novo, eu própria as tenho e já vou partilhar com vocês! No entanto, também acho que temos de ser realistas e percebermos que não podemos mudar de um dia para o outro e querer fazer tudo de uma vez. E, principalmente no que diz respeito à perda de peso e à prática de exercício físico acontece muito! Queremos mudar, mudar, mudar… mas passado 1 ou 2 meses do ano, volta tudo ao mesmo! E porquê? Porque o nosso dia-a-dia não muda, porque acontece alguma coisa que nos faz esquecer e desmotivar. Enquanto não percebermos que temos realmente de mudar, para sempre, nada feito!

E o que é que eu quero dizer com isto?  Pois bem, queremos perder peso e começamos a fazer dieta. ESPETÁCULO! Até aqui tudo bem! Começamos a cortar os hidratos de carbono (os grandes vilões (ou não), da dieta), deixamos de comer durante o dia, comemos uma tostinha a meio da manhã (ou seja, passamos uma fome desgraçada), almoçamos e jantamos uma sopa… que maravilha! Passa uma, duas semanas… e por aí fora! Chega um momento em que pensamos ´epa não vou andar a passar fome´.. e começamos a comer tudo de novo! Aí está o grande problema! Para perder peso garanto que não tem de passar fome, tem sim de escolher os alimentos certos! Ou seja, lá se foi a grande resolução de Ano Novo! Caso uma das vossas dificuldades seja o pequeno-almoço, tenho 50 ideias neste ebook para vocês. 

MAS, vou-vos dar uma boa notícia! Se fizerem alterações diárias à vossa alimentação, como por exemplo: Não comer bolos e/ou sobremesas, não consumir refrigerantes e/ou sumos, comerem sopa antes de todas as refeições, legumes e/ou verduras em todas as refeições, excluírem bolachas do vosso dia, não comer pão antes de ir para a cama… é meio caminho andado para perder peso! E acham que isto é difícil?! Não me parece!! OU SEJA, para perderem peso, só têm, pelo menos, de aplicar os princípios de uma alimentação saudável e mais nada!

É como o exercício. Qual é a lógica de começar a ir ao ginásio 7x semana se antes não fazia nada?! Não me parece adequado! Se não fazem nada, só começar a caminhar nem que sejam 30 minutos já é ótimo! E é possível fazê-lo: Eu sei que trabalhamos muito, que têm filhos, que têm de arrumar a casa… mas não são 30 minutos 3x semana que não o deixam fazer! Nem que seja um dia por semana e mais ao sábado e ao domingo.

Ou seja:

Ter uma alimentação saudável não é:
  • Comer só cozidos e grelhados;
  • Deixar de comer arroz, massa, batata, ervilhas, grão, feijão;
  • Deixar de comer pão ou cereais;
  • Deixar de comer fruta, nomeadamente banana, dióspiro, manga, papaia;
  • Comer apenas um iogurte ou 1 peça de fruta ao lanche;
  • Comer apenas uma saladinha ao almoço;
E acima de tudo, não é passar fome! Pelo contrário, ter uma alimentação saudável é:
  • Comer bem!!!
  • Comer todos os alimentos de forma adequada e equilibrada: Dependendo dos nossos gostos e de alguma patologia que possamos ter, podemos comer pão, cereais, lacticínios, fruta, arroz/massa/batata, peixe/carne assada/guisada/estufada/cozida/grelhada, legumes ou saladas, frutos secos, ovos…
  • Comer frequentemente, de acordo com o nosso dia-a-dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e se necessário, ceia);
  • Incluir sopa ao almoço e ao jantar (o que é que custa? Não arranjem desculpas para não comer este alimento, ou é porque está calor ou é porque ficam cheios e já não conseguem comer o segundo prato…). Irá ajudar-nos a manter a saciedade ao longo do dia. Mas, se um dia não lhe apetecer, não tem de comer!
  • Deixar de lado alimentos processados, como bolos de pastelaria, bolachas, donuts, bolicaos etc…. Podem crer que isso sim, pode ficar de lado, e para sempre! Pois não faz falta nenhuma! Não comer pão e depois comer bolos?!? Não!
  • Reduzir a quantidade de gordura que utilizamos para fazer as nossas refeições;
  • Não comer pão à refeição. E porquê? Porque já comemos ou arroz, ou massa, ou batata-doce, ou grão ou feijão… Que tal deixarmos para os intervalos das refeições?

Acham que isto despende muito do vosso tempo? Têm de ter trabalho? Desculpem, mas não concordo! É só fazerem escolhas! Eu não deixo de ir comer fora, de ir a festas ou a jantares! Mas aí sim, faço escolhas e nada mais!

Por mais que em consulta vos queira ajudar a atingir os vossos objetivos, vocês, desse lado têm de querer. É o que digo sempre, ponho tudo em mim de forma a conseguir ajudar, motivar e tentar explicar o porquê de determinadas opções. Mas antes disso tudo, tem de partir de vocês, porque por mais que esteja disponível para falar com vocês, tirar dúvidas, se não forem vocês próprios a querer mudar, nada feito! E já sabem, se quiserem a minha ajuda, é só enviar mensagem por aqui.

Eu sei que às vezes já queriam sair com menos peso da consulta, mas isso não é possível! O importante perceber é que o que combinamos em consulta tem de vos fazer sentido e têm de querer manter isso para a vida toda. Ou acham que depois de atingirem os vossos objetivos faz sentido começar novamente a comer bolachas, doces, bolos e pão todos os dias e a todas as refeições…?!? Não vos pode fazer sentido, senão voltam novamente tudo atrás… não há milagres! Além da questão do peso e uma coisa que me faz confusão é a nossa saúde, a vossa saúde! Cada vez mais temos de estar atentos às opções que fazemos, às escolhas que tomamos, pois garanto que têm imensa influência na nossa saúde, nas doenças que por vezes se desenvolvem.

Porque não começarem a definir objetivos mensais? Ou quem sabe, semanais? Utilizam agenda? Outlook? Agenda do Telemóvel? Podem escrever os objetivos a que se propõem, pois de certeza que vos dará muito mais motivação para os cumprirem, uma vez que estão sempre a olhar para eles e não se vão esquecendo ao longo do tempo. Não deixem que a motivação do início do ano se vá desvanecendo ao longo do ano.

Depois, é só irem riscando ou escrevendo se já o fizeram. Se precisam de lembretes constantemente, coloquem post its no computador, na secretária ou até ao pé da máquina de café ou da vossa marmita. Se arranjar estratégias que o ajudem, é bem mais fácil. O mais difícil é a mudança, depois de se habituar, é bem mais fácil.

A definição de objetivos ajuda imenso a nossa semana, uma vez que nos permite organizar a nossa semana em função disso. Há sempre algum evento, algum encontro ou alguma tarefa que se sobrepõe à prática de exercício físico. Isto até a prática de exercício físico ser uma prioridade na vossa vida. Pois nessa altura, o tal evento ou o tal lanche fica para mais tarde. Mas como é óbvio, isto não significa deixarem de estar com as pessoas ou de irem a jantares… O objetivo é apenas marcarem para outra hora de forma a conseguirem ir ao ginásio, ir correr ou andar…

E agora, partilho com vocês alguns dos meus objetivos pessoais:
  • Ler mais: Este objetivo vem de 2017 e admito que não o cumpri! Tanto para escrever, tantos projetos, que depois algumas coisas vão ficando para trás! Este ano, já o comecei a pôr em prática e quero mesmo cumpri-lo 🙂
  • Começar a fazer yoga/meditação: Já ando a pensar nisso há algum tempo, e sendo um objetivo escrito, será mais fácil cumprir! Apesar de aproveitar para relaxar quando vou correr, acho que preciso de o fazer de outra forma! Defini fazê-lo 1x semana para ser um objetivo atingível, senão, nada feito!
  • Poupar dinheiro: Considero-me uma pessoa bastante poupada, mas acho que este objetivo nunca é demais! Com todas as ideias que tenho para o Põe-te na linha e para a minha vida, tem mesmo de ser! Há gastos que por vezes fazemos sem nos apercebermos e que no fim dariam uma grande poupança. Não sei se o costumam fazer, mas ter uma folha de Excel com tudo discriminado ajuda-nos imenso a perceber que gastos supérfluos é que podem ficar de lado.
  • Programa diferente: Com todo o trabalho que tenho, acabo por deixar de lado muitas vezes o lazer. Este ano de 2018 quero mudar isso e aproveitar para pelo menos 1x semana fazer alguma coisa de diferente: ir ao cinema, ir passear, ir ao teatro… ir apenas…! Por mais que o trabalho seja importante, nunca se esqueçam que o nosso bem-estar é fundamental para que tudo na vida nos corra bem. Temos de refletir e perceber que os nossos hobbies são fundamentais a uma vida saudável e que não podemos andar a trabalhar 24h sobre 24h.

Já comecei a implementar alguns deles, e claro que… já começam a surgir barreiras! E porquê? Porque apesar de querermos alterar algumas coisas de ano para ano, a nossa vida diária não se altera e por vezes para conseguirmos fazer isso, temos de planear! Sem planear nada feito. Se eu quero ler, mas se tenho trabalho para fazer, a leitura fica de lado… Ou seja, tenho de planear as coisas de forma diferente… Não podem é desistir e têm de ser persistentes! Dou sempre a dica de pensarem sobre isto pelo menos 10 minutos de forma a conseguirem fazer um planeamento e uma organização da vossa agenda, porque se não o fizerem, fica sempre tudo de lado. Tenho mais objetivos, mas que não posso partilhar com vocês, senão desvendo tudo o que tenho planeado para o meu projeto 🙂

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao seu ritmo. 

Clica em saber mais e marca já a tua consulta de nutrição com a nossa equipa.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?