Search
Close this search box.

Ter Diabetes tipo 1 significa dizer adeus à fruta, ao pão e à pizza?

É muito frequente a ideia de que um diabético não pode comer pizza, bolos, açúcar, pão, massa ou até fruta. Mas será que isso é verdade? Será que um diabético não poderá ter uma vida… normal? Uma vida que inclua este tipo de alimentos de forma esporádica?

A resposta é: sim, claro que pode! A alimentação de um diabético poderá até ser vista como um exemplo para qualquer pessoa – com ou sem Diabetes –, devendo ter como base os conceitos de variedade, equilíbrio e de moderação.

Com isto, não quero dizer que este tipo de alimentos deverão fazer parte da sua rotina, uma vez que é fundamental que no nosso dia-a-dia tenhamos uma alimentação saudável. No entanto, de forma pontual, fazem até parte de um estilo de vida saudável – claramente com a devida ponderação e aliados a uma boa gestão da Diabetes.

A ideia de que este tipo de restrição ‘faz sentido’ vem do facto de estes serem alimentos ricos em hidratos de carbono e de existir a necessidade da sua contabilização para a administração de insulina. Fazer determinadas escolhas alimentares facilita a gestão da glicemia, como por exemplo a combinação de fontes de gordura ou de proteína com alimentos ricos em hidratos de carbono.

Para ser mais simples, pense numa peça de fruta: um alimento rico em hidratos de carbono de absorção rápida. Regra geral, é mais sensato consumi-la juntamente com uma fonte proteica ou de gordura, como por exemplo depois de uma refeição completa ou juntamente com iogurte sem adição de açúcares, queijo, ovos, leite, manteiga de frutos oleaginosos, frutos oleaginosos torrados/ao natural – do que de forma isolada.

Por outro lado, relativamente ao pão – tão amado por nós, portugueses – é importante verificarmos a lista de ingredientes e escolher a que seja menor possível, sem a presença de ingredientes que não são de todo essenciais ao seu fabrico (açúcar, óleos, entre outros). A questão de selecionar farinhas integrais ou de mistura também é interessante, devido ao seu teor em fibra ser mais elevado comparativamente ao pão branco.

E em relação a comer pizza? É inegável que é a definição do prato favorito da grande maioria: e é igualmente válido também o ser para um diabético. Quando opto por comer pizza tento sempre optar pelas que são menos gordurosas, incluir um prato de sopa antes e acompanhar com hortícolas.

Todos estes pormenores irão fazer com que os níveis de glicemia subam mais lentamente, facilitando o acompanhamento do efeito da insulina e, por consequência, ajudarão a evitar os picos de glicemia. Se sente dificuldade em gerir e controlar os seus níveis de glicémia pode marcar consulta comigo, ao clicar aqui.

Como nota final, considero importante relembrar que as pessoas sem Diabetes sofrem também alterações na glicemia. A diferença é que o organismo se regula a si mesmo (produz a insulina necessária), não existindo a necessidade de dosear e de injetar insulina.

Artigo elaborado por: 
Nutricionista Margarida M. Ribeiro (5174N) | Equipa Põe-te na Linha

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *