Posso comer pão na perda de peso?
SIM! A base de um pão é farinha, fermento, água e sal, o que o torna num alimento que fornece na sua maioria hidratos de carbono.
Sempre que possível deve optar por versões de mistura ou integrais, pois são ricas em fibra e desta forma, permitem o aumento da saciedade. São também uma fonte de vitaminas do complexo B, potássio e magnésio.
O ideal é consumir o pão da padaria, uma vez que normalmente é apenas constituído por estes ingredientes. Quando opta por pães embalados é fundamental ter atenção à lista de ingredientes e tentar excluir pães com açúcares e óleos adicionados.
Quando falamos em pão deve ter como referência que o seu peso médio por unidade deve ser cerca de 50 a 60g, o que corresponde a 1 porção. Apesar de às vezes o pão parecer pequeno, pode ser pesado e induzir em erro e daí ser tão importante estarmos atentos ao peso.
Muitas vezes estes pães mais densos podem ter na sua constituição diversas sementes que irão aumentar consideravelmente o seu valor calórico, o que pode não ser uma opção tão interessante quando o objetivo é o emagrecimento.
Existem ainda outros equivalentes que pode incluir para variar a sua alimentação.
1 pão de 50g equivale a:
- 4 tostas
- 5 bolachas de arroz ou milho
- 4 colheres de sopa de aveia
- 5 colheres de sopa de cereais pouco açucarados
Faz sentido procurar substitutos do pão no sentido de variar a sua alimentação e ter mais opções de escolha. No entanto, se o pão for um alimento de eleição para si, deve escolhê-lo tendo em conta os aspetos referidos anteriormente, como o peso e a lista de ingredientes. Importa perceber que um pão escuro não significa necessariamente que este será um pão melhor, pois pode conter na sua lista de ingredientes açúcar e/ou gordura.
Depois de escolhido o pão, importa ter em conta o que escolhe colocar no seu recheio. Visto o pão ser um alimento fornecedor de hidratos de carbono, idealmente deve escolher fontes de proteína e/ou gordura, como por exemplo queijo magro, ovos, manteiga de amendoim, húmus, azeite e queijo fresco.
Lembre-se: o pão é um alimento nutritivo que está na nossa cultura alimentar e de fácil acesso a todos, por vezes escolher o mais simples é o melhor!