Quando o assunto é a “perda de peso” as dúvidas são muitas e registam uma tendência crescente ao longo do tempo. Verificamos constantemente que surgem novos produtos no mercado e que, por vezes, a escolha da opção mais adequada se torna cada vez mais complicada.
A par da intensa variedade de produtos disponíveis nos dias de hoje, existem também muitos conselhos e recomendações em perfis nas redes sociais, que muitas vezes são vistos como uma fonte de informação fidedigna… mas será que são?
Tal como em todas as outras situações na nossa vida, é necessário manter o nosso espírito crítico e avaliar quem está por detrás das informações que visualizamos: o perfil que estamos a ler que fala sobre alimentação e nutrição é de um Nutricionista?
Esta é sem dúvida a pergunta fundamental que devemos fazer sempre que pensamos em seguir determinadas indicações ou aconselhamentos que vemos no nosso feed. Não procuramos um dentista quando o que queremos é tratar a nossa pele, por exemplo. Portanto no que diz respeito à nossa alimentação devemos fazer o mesmo exercício e procurar, consultar e confiar nos profissionais da área.
Existem também muitos mitos relacionados com a alimentação, que muitas vezes são passados de geração em geração e acabam por criar “receios” e “medos” ao consumir certos alimentos…
“Tenho de deixar de comer pão para ver o número da balança baixar?” Não, é possível perder peso e continuar a comer pão.
“Posso comer batata? Posso colocá-la na sopa ou vou engordar ao fazê-lo? Devo comer apenas batata doce e evitar a batata branca/inglesa?”
“O que devo procurar nos rótulos dos alimentos para fazer a melhor escolha?”
Se está curioso e gostava de saber as respostas destas perguntas (e de outras semelhantes), responda ao questionário que criámos para tentar pôr fim às dúvidas mais frequentes sob a forma de publicações simples no Instagram @poetenalinha e aqui pelo blog também 😉