Há hábitos essenciais e que temos de manter sempre sempre sempre às nossas refeições! Claro que agora se torna um desafio, porque muitas vezes não temos os alimentos todos disponíveis e temos de gerir as compras. Mesmo assim, acho que podemos fazer um esforço para tentar manter alguns hábitos. Quais são os seus hábitos diários? Conte-nos tudo!
Por isso mesmo, hoje partilho alguns hábitos que são essenciais de manter para sempre:
- FOME DESMEDIDA: Antes de mais, não pode chegar às refeições principais com uma fome gigante, senão vai correr mal! Acho que é muito importante que faça pequenos snacks entre as refeições para isso não acontecer, ou seja, deve ser um hábito diário que pratica, de forma a ajudar! Deixo-lhe aqui várias ideias de snacks.
- SOPA: Pode-me chamar a Nutricionista da sopa, mas é mesmo isso! Se há hábito que não pode faltar às suas refeições é comer um prato de sopa de legumes antes do prato principal. Se tiver este hábito, pode crer que ajuda imenso a controlar as quantidades de comida que acaba por comer, e é muito mais provável que não queira um doce. E todos nós devíamos comer sopa, desde os mais pequenos aos mais graúdos, sem exceção! Deixo-lhe aqui várias receitas que pode experimentar. No entanto, adapte consoante o que tem em casa disponível.
- LEGUMES OU SALADA: Parece que pode haver tudo à refeição, mas que os legumes ou a salada podem passar ao lado, não percebo bem porquê! Temos de fazer o arroz ou a batata, mas para os legumes já não temos tempo… ou seja, tempo para o resto arranjamos, para a sopa e para os legumes, nem por isso. Não concordo! Acho que se temos tempo para o resto, temos também de ter para estes alimentos que são fundamentais a uma vida saudável. Claro que por vezes a logística é difícil, mas por isso mesmo é que sou a favor de termos legumes congelados em casa para os dias em que o tempo é pouco… porque lhe garanto, colocar a cozer uns brócolos congelados é bem mais rápido do que fazer um arroz ou batatas (com isto não quero dizer que o arroz ou as batatas não são igualmente importantes). Quando for às compras ou fizer compras online, aproveite para encomendar legumes congelados para lhe ajudar! Além disso, alimentos que não sejam perecíveis e que se aguentem algum tempo, como couve-coração, curgete, tomates, cenouras, abóbora… assim consegue que aguente mais que dois ou três dias.
- ÁGUA: Pois bem, água é o que devemos beber à refeição! Claro que se formos a uma festa e nos apetecer algo de diferente, também pode ser uma opção… mas em casa, seja durante a semana ou ao fim-de-semana, devemos sim, beber água! Muitas vezes é a conversa de ´é só ao fim-de-semana´… e depois o problema é… é tudo ao fim-de-semana! E na verdade, os hábitos saudáveis devem fazer parte do dia-a-dia e não podem ser vistos como um sacrifício.
- FRUTA: Há quem se preocupe em comer fruta depois da refeição… não sei bem porquê! Claro que não devemos andar a comer 10 peças de fruta por dia, mas quando as comemos, depende do dia alimentar de cada um de vocês. Deixar de comer fruta e depois ir ao gelado, à bolacha ou ao chocolate… parece-me que não é uma troca correta. Não é por comer fruta ao jantar que vão engordar.. até porque muitas vezes acaba por nos acalmar e relaxar, ficando satisfeitos e não optando por outro tipo de alimentos.
O que acha destas estratégias? Concorda? Se sim, é algo que já aplica?