6 dicas para vos ajudar a organizar a semana


 

Conseguir tempo para organizarmos tudo o que queremos por vezes é uma tarefa difícil. Que tal começarmos a aproveitar o fim de semana para organizar os dias que se avizinham? Às vezes é uma chatice pensar que temos de perder o fim-de-semana a fazê-lo, mas é extremamente necessário para que consigamos uma semana alimentar equilibrada e saudável. Pense em que dia do fim-de-semana lhe custa menos e pronto… Eu fui ontem e despachei tudo, assim estou livre o resto do tempo 🙂

 
Foram às compras? Aproveitem para comprar tudo o que vos falta! me faltava. Que tal irem hoje à noite para ficarem despachados? Normalmente a minha lista de compras baseia-se em:
    • Alface
    • Tomate 
    • Flocos de aveia
    • Iogurtes naturais | Queijo fresco
    • Brócolos
    • Legumes congelados e frescos (Alho francês; Courgete)
    • Fruta (Bananas, Kiwi, Laranjas, maçãs)
    • Ovos
    • Bifes de peru e de frango
    • Perna de peru
    • Frutos vermelhos congelados 
 
Primeiro que tudo: Pense como serão os seus dias na próxima semana. Reuniões? Horas a conduzir? Ir buscar os seus filhos à escola? Almoço em casa? Almoço no restaurante? Lanche no trabalho? Faça essa reflexão, será muito mais fácil organizar-se.
 
Alguns tópicos da Check-list:
 
    •  As compras para a semana estão feitas? Se sim, ótimo! Se não, aproveite para ir ainda hoje à noite, ou amanhã após o trabalho. Se não o fizer, vai acabar por ter de se “desembaraçar” com o que tem em casa, o que às vezes resulta em escolhas menos saudáveis;
 
    • Sopa: Cá em casa a sopa fica feita e é distribuída pelos Tupperware no congelador. Sempre que a sopa acabar, não se esqueça de descongelar para o dia seguinte. Receitas: Sopa de brócolos, Sopa de feijão verde.
 
    • Hortícolas: Normalmente coloco numa panela ou numa panela de pressão uma grande variedade de hortícolas, junto água e um fio de azeite. Fica a estufar e o resultado –> Hortícolas para toda a semana, sem a desculpa de não haver tempo para o fazer. Assim sendo, terá sempre hortícolas para acompanhar todas as suas refeições. Além disso, tenha sempre legumes congelados, ajuda imenso nos dias que chega tarde a casa. Receitas: Legumes estufados, legumes na wok.
 
    • Cereais/Pão: Não há desculpas para o pequeno-almoço e os lanches serem constituídos por bolachas. Não tem tempo para ir comprar pão fresco todos os dias? Podemos comprar em grande quantidade e congelar. Além disso, pode comprar alguns pacotes de flocos de aveia, que além de durar muito tempo (sem se estragar) é uma ótima forma de começar os seus dias. Ideias de pequenos-almoços, aqui.
 
    • Fruta: Não se esqueça que é um alimento fundamental diário. Só tem fruta de uma variedade e está farto(a)? Tente ir amanhã ao supermercado para comprar mais, mas aproveite a que ainda está na fruteira. Há sempre formas de a consumir, seja cozida, assada, em temperos ou saladas;
 
    • Queijo fresco | Queijo vaca que ri | Babybell : Não se esqueça de ter sempre em casa diferentes tipos de variedades. Assim combate a monotonia e escolhas menos saudáveis.
 
Aqui ficam alguns exemplos do que costumo comprar para a minha semana. Alguns frutos secos (para andarem no carro ou na mala) e algumas sementes que normalmente adiciono às papas de aveia por exemplo.
 

O mesmo se diz para o exercício durante a semana. Ou seja, é importante que olhem para a vossa semana e percebam de que forma conseguem arranjar um tempinho para ir dar pelo menos uma caminhada. E para isso, acho mesmo que o mais fácil é definirem os dias e as horas na agenda de forma a ficar definido e não haver possibilidade de não o fazer 🙂 É o que costumo fazer, para conseguir ter noção de quando posso correr… uma vez que quero correr pelo menos 4x semana.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!