Search
Close this search box.

Batata na sopa… E agora, vou engordar?

Vamos lá falar de um tema que já estou para escrever há imenso tempo… A bela da batata na sopa e a ´problemática toda´ à sua volta. Aconselho comer sopa todos os dias?! SIM! Aconselho comer sopa fora?! SIM! Aconselho comer sopa em restaurantes?! SIM! Mas oh Maria… a sopa nos restaurantes tem batata e isso engorda, é o que eu oiço muitas vezes nas consultas de nutrição… E sinceramente, acho que este assunto devia ser desmitificado e não deveria haver este medo, que para mim, não faz sentido nenhum!

Pois bem, antes de mais, e penso que concordam comigo… Antes de pensarmos na batata que a sopa tem, temos sim de pensar na manteiga, nas azeitonas, no pão, nas chamuças e nos rissóis, que vêm para a mesa como entrada quando comemos fora. E mesmo que tenhamos na cabeça que não vamos comer entrada, caso venham para a mesa, tenho quase a certeza que difícil resistir (dependendo da motivação) e que muitas vezes vamos ´picar qualquer coisa´. Se pedirmos uma sopa e as restantes pessoas que nos acompanham estiverem a comer as entradas, torna-se muito mais fácil não as comermos porque acabamos por estar entretidos e não estamos só a ´olhar´.

Além disso, a maioria de nós, quando come as entradas, muitas vezes deixa metade do prato principal e não consegue acabar tudo. No entanto, se comermos apenas a sopa, secalhar já não deixamos a comida no prato. Isso já me aconteceu a mim, e passo a explicar: Está tudo a comer entradas e eu não como, ou como uma sopa. Vem um prato (bem cheio), com carne, arroz e legumes… a Maria come tudo e referem ´Maria, estavas com fome´ e eu penso para mim ´a diferença foi que eu não comi as entradas (que não fazem falta nenhuma), e então comi a comida´. É essa a diferença! E na verdade, na minha opinião, é muito mais importante comer a comida no prato do que todas as coisas que nos põem à frente como entradas e que a nível nutricional não têm interesse (que fique claro que estou a falar do nosso dia-a-dia e não de excepções, porque eu também como rissóis ou croquetes em dias especiais, como casamentos, batizados… e quando digo dias especiais, é porque considero que ir jantar fora é para estar com os amigos e não é propriamente uma razão para estar constantemente a comer mal).

Outra razão para dizer para comermos sopa no restaurante prende-se com as ´vontades´ que muitas vezes nos dão. Ou seja, se comermos sopa, até podemos comer batatas-fritas a seguir, mas secalhar em vez de uma travessa, comemos só metade! Além disso, se comermos sopa, a vontade de comer a sobremesa no fim também diminui porque acabamos por ficar mais cheios. MAS ATENÇÃO, eu estou a falar do nosso quotidiano e não de um dia em que faça sentido comer a sobremesa! Ou seja, para mim, a sopa é nossa amiga seja onde for!

Ou sou eu que tenho muita sorte, ou na maioria das vezes que vou comer fora a sopa NÃO É EMBATATADA! Normalmente é uma sopa de legumes, que até pode ter alguma batata, mas que não será o seu maior constituinte! E digo-vos já que vou a todo o tipo de restaurantes/tascas, por isso a probabilidade de ter mais batata até poderia ser elevada.

Sabem o que é que eu costumo dizer muitas vezes?! Ter uma alimentação saudável é bem mais fácil do que a maioria de nós pensa! Porque se colocássemos em prática pequenos truques todos os dias, depois não tínhamos de andar todos aí a pensar que ter uma alimentação saudável é passar fome, é deixar de comer doces, é andar a comer cozidos e grelhados… PORQUE NÃO É!

Se todo o problema fosse a batata que a sopa tem, estávamos nós todos muito bem! Para mim, todos nós deveríamos comer sempre sopa, estejamos a tentar perder peso ou não, desde crianças a idosos, ao almoço e ao jantar.

Espero que tenham gostado, que comentem, que deixem a vossa opinião! Se quiserem algumas receitas de sopa, é só verem aqui.

Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Instagram e subscrever o canal Youtube ? Além disso, para estarem sempre a par de todas as publicações, receitas e workshops, subscrevam as notificações no site, que é só carregar na campainha do lado direito em baixo na página principal do site. Para saberem informações sobre as consultas de nutrição ou marcações, é só enviar email para mariagama@poetenalinha.pt.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

2 Responses

  1. Olá, Maria
    Muito obrigada pelas belas dicas que nos dá sempre. Eu concordo, é melhor sopa que não sopa. E por isso tenho-me esforçado muito por fazer sopas diferentes, que os meus filhos gostem também, e que às vezes, como a de ontem, levam batata. Mas caramba, uma batata doce média num tacho (leia-se bimby) de sopa, penso que não será muito… E nós comemos todos ao jantar e ficamos bem 🙂 .
    Ao almoço também como e com mini-prato, e sim, enche e ajuda a não comer outras coisas…

    Mais uma vez, obrigada, gosto muito do seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *