, , ,

5 dicas essenciais que facilitam a sua vida na cozinha

Quantos de vocês não gostam de cozinha ou de cozinhar?! Quantos de vocês acham que dá um trabalhão e que não é possível perante o dia a dia que têm? Pois bem… acho que é um desafio, mas é possível! Mas, primeiro que tudo, é preciso organização e planeamento, porque senão, torna-se bem difícil. Eu não gostava de cozinhar e sempre achei uma seca, até começar a fazer alguns pratos saborosos e perceber que é possível conciliar tudo… MAS, há truques essenciais para nos facilitar todo este processo, e vou partilhar com vocês os que acho essenciais:

  • ALIMENTOS EM CASA: Se tal não acontecer é impossível, pois não se conseguem virar nem para um lado nem para o outro. Ou seja, senão tiverem legumes em casa, como é que é possível fazer legumes para o jantar? Não dá! Por isso mesmo, acho fundamental que tenham uma lista de compras comum para todas as semanas, de forma a garantirem que compram sempre esses alimentos. Deixo-vos esta publicação, onde falo dos alimentos que acho essenciais ter em casa.
  • COMPRAS SEMANAIS: Eu sei que ao fim-de-semana nos apetece descansar e relaxar, e então agora com o verão, ainda mais. No entanto, se não organizarmos a nossa casa, é difícil conseguir manter a alimentação saudável que tanto desejamos. Eu prefiro ir um dia de semana à noite às compras por exemplo, para livrar o fim-de-semana, mas isso depende de pessoa para pessoa. Ou ir, na hora de almoços para ficar logo despachado. Quando vamos de fim-de-semana, o que faço é ir às compras ao domingo, na vinda para casa. Não pode haver uma razão para não fazer as compras semanais, pois tem de ser um ritual tal como tantos outros… Uma vez que precisamos de comer todos os dias, e várias vezes ao dia!

  • UTENSÍLIOS DE COZINHA: Pode parecer fútil, mas garanto que não. Ter os utensílios de cozinha certos para conseguirem fazer as vossas receitas é meio caminho andado para vos ajudar. Eu tenho por exemplo: wok, frigideiras anti-aderentes, MultiCook da Kenwood, Liquidificador, Espátula, Formas de silicone, formas de bolo de silicone, processador de alimentos da kenwood… todos estes equipamentos ajudam a que consigam fazer o que tanto querem! Porque senão, demora tudo mais tempo e acabam por deixar para trás… ou seja, é um investimento que vale a pena.

  • CONGELAR REFEIÇÕES: Sou fã! Por mais que seja muito mais saboroso fazer a comida no momento, na verdade, é difícil com os horários e o excesso de trabalho que temos hoje em dia. Por isso, para conseguir mnter a alimentação que tanto quero, tenho de congelar refeições para garantir que num dia de mais trabalho, tenho alguma coisa preparada ou pronta para o jantar ou para o almoço do dia seguinte. Eu congelo tudo, ou quase tudo: sopas, carne/peixe, arroz, batata-doce, panquecas, muffins… Num dia em que não sobra jantar e é preciso almoço para o dia seguinte, lá vai de descongelar alguma coisa e pôr na marmita!

  • FACILITAR: Se não há nada feito, que saiam uns ovos ou atum… Se não há nada feito, não é razão para encomendar uma pizza… no máximo, podem ir buscar um frango de churrasco por exemplo! Além disso, descongelar uns bifes de peru não custa nada e grelhar é num instante. E temos mesmo que facilitar a nossa vida, porque senão torna-se bem difícil… fazer uma omelete com atum, uma omelete com tomate cherry.. há tantas opções… só temos mesmo é de pensar o que na realidade faz sentido, ou não, para nós! 

Concordam? Gostaram?! Comentem!

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *