Search
Close this search box.

3 dicas para o consumo de frutos gordos

Os frutos gordos, oleaginosos, como as nozes, amêndoas, avelãs, cajus ou pinhões, podem fazer parte do nosso dia alimentar, quer como snacks, quer como acompanhamento em saladas, misturados com iogurte ou cereais. Ainda assim, é importante termos moderação ao consumi-los, como com outro alimento qualquer.

Pode ver na tabela em baixo as diferenças nutricionais entre os diversos frutos secos e comparar o seu preço por quilo. Pode ser uma ajuda na sua escolha quando vai ao supermercado. Coloquei os valores por 30g de frutos secos, no entanto as doses que cada um de nós deve consumir dependem das necessidades energéticas individuais.

Os frutos gordos  são uma boa fonte de antioxidantes, nas quais se destaca a vitamina E. São também uma boa fonte de proteínas de origem vegetal, bem como de gordura insaturada, fibra, vitaminas e minerais (magnésio, potássio, zinco). Podem utilizá-los como snacks durante o vosso dia-a-dia, uma vez que são bastante práticos e rápidos de preparar.

Algumas dicas para o consumo destes alimentos:

  • Natural: Nada de frutos gordos fritos ou com sal. Esses devem ser evitados e devemos optar sempre pelos naturais para incluir na nossa alimentação. Caso queiramos variar, podemos nós, em casa, torrá-los ou colocar algum tipo de topping para variar o seu consumo.
  • Não exagerar: Tudo o que é em demasia, faz mal! E neste caso, apesarem de ser uma opção interessante do ponto de vista nutricional, são também muito calóricos. Por isso mesmo, se tem dificuldade em controlar as quantidades que come, o melhor é mesmo levar a dose certa para não andar a comer do pacote.
  • Manteigas de frutos gordos: Eu cá sou fã das manteiga  e muitas vezes tenho é de me controlar para não comer em demasia. Manteiga de amendoim, amêndoa, caju, são uma imensidão delas. Pode optar por este tipo de alimento, mas não exagerar. Pode utilizar nas panquecas, granola, iogurte, é tudo uma questão de imaginação! 

 

Não aprecia o sabor ao natural de determinado tipo de frutos gordos?

Deixo aqui uma dica:

  • Pré-aquecer o forno a 180ºC
  • Distribuir os frutos num tabuleiro, por exemplo amêndoas ou nozes e leve-as ao forno durante cerca de 20 minutos (vire-as aos 10 minutos para corarem dos dois lados) 

Imagina aprender a planear refeições saudáveis e equilibradas, sem complicações e sem gastar uma fortuna!

É precisamente isso que te ofereço no meu workshop, e agora, com os bónus exclusivos de Black Friday:

  • – Ebook de receitas ,
  • – Aula de dúvidas e – partilhas
  • – Guia “Planeamento eficaz de refeições “

 

Clica em saber mais e garante já a tua vaga no nosso workshop online!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

One Response

  1. Adoro frutos secos e tenho sempre que me controlar para não exagerar.
    Fazem parte da minha rotina sobretudo ao pequeno almoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?