Search
Close this search box.

4 dicas simples para ter um São Martinho saudável

Maltinha, quem é que vai comer castanhas amanhã? E durante o mês de novembro?! Eu já tenho comido estes dias e acho que vão haver mais hoje e durante estes dias! Normalmente associamos a ingestão de castanhas ao aumento de peso, mas não é bem assim. Como em tudo, equilíbrio e moderação é o que interessa. Faz-me confusão quem acaba por não ´aproveitar´ estas festividades com medo de aumentar de peso… e na verdade, isto também faz parte de um estilo de vida saudável!

Podes comê-las nas refeições principais como nos lanches.  Se andas farta dos teus lanches, porque não levar umas castanhas, já que estamos na sua altura? Agora claro, cuidado com a quantidade ingerida, uma vez que quando começamos a comer é difícil parar e o problema está aí.

Como preferes comê-las? Eu gosto mais das assadas! Para as assar costumo colocar num tabuleiro, no forno, com uma pitada de sal, e para as cozer, numa panela com água a ferver, sal e muita erva-doce! Podes também utilizá-las para confecionar os teus pratos principais, pois fica um ótimo acompanhamento! Ou quem sabe, fazer um puré de castanhas?!

Quanto à sua composição nutricional, apesar de terem um valor calórico considerável, as castanhas são uma excelente fonte de hidratos de carbono e ainda de Vitamina C, Vitamina B6, magnésio e ferro.

E agora algumas dicas importantes:

  • Comer sopa de legumes antes do prato principal (podes ver várias receitas de sopa aqui)
  • Acompanhar o prato principal com salada e/ou legumes (várias receitas de legumes aqui)
  • Se o acompanhamento da refeição é arroz, e sabes que irá haver castanhas no fim da refeição, deixar o arroz de lado para comer as castanhas no final ou coloca-las mesmo como acompanhamento no prato.
  • Comer bem durante o dia para não chegares à refeição cheia de fome e abusares nas quantidades.

 

Posso comer, sim ou não? Claro que sim. Engordam, sim ou não? Não engordam se forem consumidas nas quantidades corretas. Mas também é como eu digo… não passamos os dias a comer castanhas não é verdade? Por isso, se é para as comer, também temos de aproveitar! Pelo menos é a minha opinião… MAS, é bem diferente comer castanhas mais as 10 sobremesas que estão em cima da mesa!

E tu, és fã de castanhas? Deixa nos comentários. 

 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?