, ,

4 DICAS SIMPLES PARA TER UM SÃO MARTINHO SAUDÁVEL

 

Maltinha, quem é que vai comer castanhas hoje? E durante o mês de novembro?! Eu já comi ontem no almoço de família e acho que vão haver mais hoje e durante estes dias! Normalmente associamos a ingestão de castanhas ao aumento de peso, mas não é bem assim. Como em tudo, equilíbrio e moderação é o que interessa. Faz-me confusão quem acaba por não ´aproveitar´ estas festividades com medo de aumentar de peso… e na verdade, isto também faz parte de um estilo de vida saudável!

Pode comê-las nas refeições principais como nos seus intervalos, mas NÃO como petisco entre as refeições, combinado?  Se anda farto dos seus lanches, porque não levar umas castanhas, já que estamos na sua altura? Agora claro, cuidado com a quantidade ingerida, uma vez que quando começamos a comer é difícil parar e o problema está aí.

Como prefere comê-las? Eu gosto mais das assadas! Para as assar costumo colocar num tabuleiro, no forno, com uma pitada de sal, e para as cozer, numa panela com água a ferver, sal e muita erva-doce! Pode também utilizá-las para confecionar os seus pratos principais, pois fica um ótimo acompanhamento! Ou quem sabe, fazer um puré de castanhas?!

Quanto à sua composição nutricional, é baixa em gordura (1,3g/100g) e apresenta 45,5g/100g de hidratos de carbono, fazendo delas um boa fonte de energia. Além disso, é rica em Vitamina C (51mg/100g) e Vitamina E (1,4mg/100g), sendo também uma boa fonte de fibras. Como minerais presentes, temos o potássio e o ferro. São um alimento que apresentam um valor calórico mais reduzido que alguns frutos secos: Castanha (194 Kcal/100g); Amêndoa (643Kcal/100g).

E agora algumas dicas importantes:

  • Comer sopa de legumes antes do prato principal (pode ver várias receitas de sopa aqui)
  • Acompanhar o prato principal com salada e/ou legumes (várias receitas de legumes aqui)
  • Se o acompanhamento da sua refeição é arroz, e sabe que irá haver castanhas no fim da refeição, deixar o arroz de lado para comer as castanhas no final
  • Comer bem durante o dia para não chegar à refeição cheio de fome e abusar nas quantidades

Posso comer, sim ou não? Claro que sim. Engordam, sim ou não? Não engordam se forem consumidas nas quantidades corretas. Mas também é como eu digo… não passamos os dias a comer castanhas não é verdade? Por isso, se é para as comer, também temos de aproveitar! Pelo menos é a minha opinião… MAS, é bem diferente comer castanhas mais as 10 sobremesas que estão em cima da mesa!

Se quiserem uma receita com castanhas, pode ver aqui a receita de sopa de castanhas.

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário ou partilhe as suas ideias ou experiências.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *