A granola está muito na moda e é uma opção que as pessoas hoje em dia acabam por fazer no seu dia-a-dia. Eu gosto imenso por ser crocante!
No entanto, a maioria das granolas que existem à venda nas grandes superfícies acabam por ser ricas em açúcar, o que não é de todo interessante. Por isso mesmo, acho que o melhor é mesmo fazê-la em casa. Não dá assim tanto trabalho e é bem e conseguimos controlar os alimentos que usamos! Além disso, podem ir alterando os ingredientes de forma a variarem, consoante o vosso gosto. No entanto, caso comprem no supermercado, optem pelas que não têm adição de açúcar.
- BASE: Flocos de aveia, trigo sarraceno, quinoa, flocos de aveia. São tudo opções para a vossa granola. Normalmente utilizo sempre como base os flocos de aveia e depois vou adicionando os restantes. Podem optar por sementes de sésamo, amêndoa laminada, caju, sementes de abóbora, lascas de coco. É só uma questão de adaptarem ao vosso gosto!
- INGREDIENTES: Costumo colocar várias sementes, frutos gordos, lascas de coco, fruta para adoçar, canela, pepitas de cacau cru. Banana bem madura, esmagada, serve muito bem para adoçar. Além disso, a canela, as lascas de coco, o cacau em pó são sempre ingredientes que também ajudam a ganhar sabor. Maçã partida aos bocadinhos também liga muito bem e faz toda a diferença. Algumas combinações que podem ser do vosso gosto e as receitas para experimentarem:
- CROCANTE: Podem optar por colocar pepitas de cacau cru, lascas de coco, frutos gordos partidos grosseiramente. Há sempre forma de o conseguirmos fazer.
Passando agora às dicas para a fazer:
- Colocar os ingredientes numa tigela e misturar bem até envolver. Pode ser uma opção colocar os ingredientes mais crocantes só no fim, ou após a granola estar quase pronta.
- É importante que mexa a granola enquanto ela está no forno, para misturar melhor os ingredientes e não queimar.
- Acompanhe com o que quiser (fica bom com iogurte natural, leite ou bebida vegetal).
- Guarde-a em frascos de vidro de forma a que fique bem vedado para aguentar bastante tempo. Quando faço granola, faço sempre em grande quantidade para me dar para vários dias. Faça o mesmo.
Espero que tenha gostado, que comente e que partilhe!