4 dicas para ficar saciado durante mais tempo

 

Todos temos aqueles dias em que parece que acordamos e que passamos o dia com todo, não é verdade? Parece que pouco depois de comermos a fome volta a aparecer e que não a conseguimos controlar. Pois é, às vezes também me acontece. O importante é, perceber porque é que isso acontece.

A verdade é que existem alguns truques eficazes que nos ajudam a gerir a nossa sensação de fome ao longo do dia e é sobre isso que hoje queria falar com vocês. 🙂

 

  • Comece por experimentar alimentos que sejam fonte de hidratos de carbono de absorção lenta (exemplo: arroz, massa, batata, flocos de aveia, …). Ao invés de escolher hidratos de carbono de absorção rápida (como é o caso do pão branco, farinhas refinadas ou produtos de pastelaria, etc.). Esta alteração vai ajudá-lo(a) a sentir-se saciado e confortável durante mais tempo e não vai ter tanta necessidade de andar sempre a petiscar.

 

Por exemplo, relativamente à escolha do tipo de hidratos de carbono nas diferentes refeições, o meu conselho é:

  • Nas refeições principais, por serem uma refeição mais completa e com uma variedade maior de elementos de diferentes grupos da Roda dos Alimentos, escolha fontes de hidratos como o arroz, a massa, a batata, etc.
  • Nos lanches e snacks pode ficar pela aveia, pão integral ou cereais integrais. É importante que tente fugir aos bolos, às sobremesas, às bolachas açucaradas porque não são tão ricas nutricionalmente e, ao serem absorvidas mais rápido vão fazer com que sinta fome mais facilmente e necessite de comer novamente num curto período de tempo.

 

  • É importante que inclua alimentos que sejam fontes de proteína em todas as refeições que fizer ao longo do dia (exemplo: carne, peixe, ovo, iogurte, queijo, leguminosas, …). Acontece o mesmo que com os hidratos de carbono de absorção lenta ou seja, vai evitar que esteja sempre a petiscar e sensação de saciedade perdura um pouco mais.

 

Por exemplo, uma opção boa de lanche pode passar por:

  • Um iogurte com aveia e uma peça de fruta com canela;
  • Um pão integral com queijo fresco ou fatiado e um iogurte.

 

Mas caso precise de mais ideias, pode ver no nosso ebook de 50 receitas de pequenos-almoços e snacks.

O importante é que faça refeições completas e de acordo com as suas necessidades diárias, não serve de nada ficar com fome e esperar pela próxima refeição.

 

  • Mastigue os alimentos calmamente e evite que haja distrações nos momentos das refeições (exemplo: televisão, telemóvel, computador). Começa a tomar mais atenção às quantidades que ingere e a apreciar as refeições de forma diferente. Cá em casa, na hora da refeição não há televisão nem telemóveis, é o nosso momento.

 

  • Beba água, chás e/ou infusões, sem adição de açúcar, entre as refeições. Vai garantir uma sensação mais confortável no estômago e não vai ter vontade de comer tanto como faria se não fosse ingerindo líquidos, principalmente nesta altura de frio. Aqui pode começar, por exemplo, por beber um copo de água antes de cada refeição, garantindo que depois vai bebendo mais ao longo do dia..

 

Pronto(a) começar a utilizar estas dicas? São simples, mas vão fazer toda a diferença no seu dia-a-dia! Ajudam-me a mim e tenho a certeza que o(a) vão ajudar a si também!

E se precisar de ajuda já sabe, pode sempre contar connosco!

 

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao seu ritmo. 

Clica em saber mais e marca já a tua consulta de nutrição com a nossa equipa.

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Testemunhos

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *