Os vilões (ou não) da perda de peso… Se está a tentar perder peso aproveite e descarregue este e-book gratuito com 10 passos essenciais para te ajudar neste processo.
- Comece pelos legumes: A maioria das vezes, temos mais olhos que barriga e ao começar pelo arroz, massa ou batata, a probabilidade de ainda querermos mais pode ser maior. Se, no entanto, começarmos pelos legumes, preenchendo logo uma parte do estômago, a quantidade de massa, arroz ou batata que ingerirmos já pode ser menor. Pelo menos comigo é uma coisa que costuma funcionar. Por isso, é muito importante nunca esquecer os hortícolas no prato, que muitas vezes não são incluídos e, isso sim, é um erro. Normalmente encontramos sempre forma de ter a carne/peixe/ovos, a acompanhar o arroz, batata ou massa e acabamos por pensar que já não temos tempo para fazer os legumes. Na verdade, se tivermos pouco tempo e tivermos legumes congelados, cozem até mais rápido do que fazer um arroz.
- Escolha os alimentos certos: Comer arroz, batata ou massa simples é diferente do que optar por umas batatas fritas ou por uma carbonara com natas (ATENÇÃO: há espaço para este tipo de refeições num estilo de vida saudável. Só é importante que seja feito de forma equilibrada). É importante perceber que é possível comer hidratos de carbono, sem aumentar de peso, desde que tenhamos em atenção determinadas escolhas. Optar por uma massa com natas, bacon ou chouriço é bem diferente do que consumir um arroz branco ou de cenoura, por exemplo. Prefira, por exemplo, o arroz, o esparguete ou a batata-doce sem molhos de adição. Como costumo dizer, o que engorda não é comer uma batata, são as 10 batatas que comemos ou o pãozinho no molho.
- Valorize o que comes: Não sou uma pessoa que inclua frequentemente bolachas e bolachinhas, pois na realidade acho que não nos acrescentam muito em termos nutricionais. A maioria das bolachas acabam por ter na sua composição nutricional uma elevada quantidade de gordura e de açúcar. Se comer, normalmente, opto pelas bolachas de arroz. É frequente termos ´receio´ de comer arroz ou massa ao almoço ou ao jantar e depois terminamos o nosso dia a comer umas bolachas antes de ir dormir. Pois bem, mais vale comermos o arroz ou a massa na refeição principal.
- Não se esqueça do acompanhamento fundamental: Uma refeição completa deve ser constituída por uma sopa de legumes, proteína, hidratos de carbono e legumes (na generalidade, pois deve ser tudo adaptado à pessoa em questão). Ao deixarmos de lado a sopa ou os legumes, podemos exagerar na quantidade do prato principal. Se eu não começar a minha refeição com sopa ou não acompanhar o prato principal com legumes tenho plena noção de que exagero no prato. Além disso, sendo o arroz ou as batatas alimentos saborosos e que nos sabem bem, é muito fácil exagerar, mesmo não querendo ou não nos apercebendo.
Passei muito anos sem comer hidratos de carbono e tinha mais peso.. hoje em dia como em todas as refeições e tenho menos peso.
O QUE MUDOU? Tudo o resto: bolachas, bolachinhas, snacks, não comer sopa, não comer legumes, beber refrigerantes, passar horas sem comer…
Conte-nos lá nos comentários qual é o seu preferido?! Eu admito, gosto muito de um bom arroz, mas um esparguete com almôndegas também vai muito bem.
Que estratégias já aplica? Deixe em comentário.