Search
Close this search box.

4 estratégias para comeres hidratos de carbono e emagreceres

Os vilões (ou não) da perda de peso… Se está a tentar perder peso aproveite e descarregue este e-book gratuito com 10 passos essenciais para te ajudar neste processo

  • Comece pelos legumes: A maioria das vezes, temos mais olhos que barriga e ao começar pelo arroz, massa ou batata, a probabilidade de ainda querermos mais pode ser maior. Se, no entanto, começarmos pelos legumes, preenchendo logo uma parte do estômago, a quantidade de massa, arroz ou batata que ingerirmos já pode ser menor. Pelo menos comigo é uma coisa que costuma funcionar. Por isso, é muito importante nunca esquecer os hortícolas no prato, que muitas vezes não são incluídos e, isso sim, é um erro. Normalmente encontramos sempre forma de ter a carne/peixe/ovos, a acompanhar o arroz, batata ou massa e acabamos por pensar que já não temos tempo para fazer os legumes. Na verdade, se tivermos pouco tempo e tivermos legumes congelados, cozem até mais rápido do que fazer um arroz.
  • Escolha os alimentos certos: Comer arroz, batata ou massa simples é diferente do que optar por umas batatas fritas ou por uma carbonara com natas (ATENÇÃO: há espaço para este tipo de refeições num estilo de vida saudável. Só é importante que seja feito de forma equilibrada). É importante perceber que é possível comer hidratos de carbono, sem aumentar de peso, desde que tenhamos em atenção determinadas escolhas. Optar por uma massa com natas, bacon ou chouriço é bem diferente do que consumir um arroz branco ou de cenoura, por exemplo. Prefira, por exemplo, o arroz, o esparguete ou a batata-doce sem molhos de adição. Como costumo dizer, o que engorda não é comer uma batata, são as 10 batatas que comemos ou o pãozinho no molho. 
  • Valorize o que comes: Não sou uma pessoa que inclua frequentemente bolachas e bolachinhas, pois na realidade acho que não nos acrescentam muito em termos nutricionais. A maioria das bolachas acabam por ter na sua composição nutricional uma elevada quantidade de gordura e de açúcar. Se comer, normalmente, opto pelas bolachas de arroz. É frequente termos ´receio´ de comer arroz ou massa ao almoço ou ao jantar e depois terminamos o nosso dia a comer umas bolachas antes de ir dormir. Pois bem, mais vale comermos o arroz ou a massa na refeição principal.
  • Não se esqueça do acompanhamento fundamental: Uma refeição completa deve ser constituída por uma sopa de legumes, proteína, hidratos de carbono e legumes (na generalidade, pois deve ser tudo adaptado à pessoa em questão). Ao deixarmos de lado a sopa ou os legumes, podemos exagerar na quantidade do prato principal. Se eu não começar a minha refeição com sopa ou não acompanhar o prato principal com legumes tenho plena noção de que exagero no prato. Além disso, sendo o arroz ou as batatas alimentos saborosos e que nos sabem bem, é muito fácil exagerar, mesmo não querendo ou não nos apercebendo.

 

Passei muito anos sem comer hidratos de carbono e tinha mais peso.. hoje em dia como em todas as refeições e tenho menos peso.

O QUE MUDOU? Tudo o resto: bolachas, bolachinhas, snacks, não comer sopa, não comer legumes, beber refrigerantes, passar horas sem comer…

Conte-nos lá nos comentários qual é o seu preferido?! Eu admito, gosto muito de um bom arroz, mas um esparguete com almôndegas também vai muito bem. 

Que estratégias já aplica? Deixe em comentário. 

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?