Search
Close this search box.

4 mitos que não deixam de ser mitos – parte II

Como prometido é devido, hoje lanço mais 4 mitos que desmistificamos no nosso direto no Instagram (aqui). Tenho a certeza, que por vezes, se sente confuso com toda a informação que nos dias de hoje temos acesso. Ora que não se pode incluir o alimento x, ora que devemos comer todos os dias o alimento y.

Por isso, mostro-vos mais 4 mitos que desvendamos:

  • Beber sumo natural é melhor que comer fruta: 

Será que a nível nutricional é equivalente? Não. E porquê? Primeiro, porque quando a fruta é triturada perde fibra e segundo, é que para encher um copo de sumo, precisamos de mais do que 1 peça de fruta. Assim, vamos aumentar a quantidade de calorias e açúcar. Portanto, claro que um sumo natural não irá fazer mal de forma esporádica e caso goste de beber todos os dias, experimente adicionar apenas 1 peça de fruta e colocar água, de forma a diluir.

  • Os sumos detox são uma ótima estratégia para perder peso:

Primeiro que tudo, é importante clarificar que o nosso organismo (rins e fígado) têm como uma das funções eliminar as substâncias tóxicas. E depois, é útil perceber que os detox são sumos à base de hortícolas e fruta. Então porque não incluir sopa, legumes e fruta no dia a dia? Isso sim, são ótimas estratégias.

  • Os adoçantes são melhores que o açúcar branco:

Depende da situação em específico. Se o uso de adoçante tiver como objetivo ir ajudando na diminuição progressiva do consumo de açúcar branco, tudo bem. No entanto, é importante perceber que não deve ser algo a consumir frequentemente, ou seja, pode aqui ser utilizado na “passagem” do “colocar açúcar” para não “colocar”.

  • Não como cenoura cozida porque “engorda”:

A cenoura ao ser cozida, não vai apresentar mais calorias nem maiores quantidades de açúcar. O que efetivamente pode tornar a cenoura cozida mais calórica é a adição de gordura (como azeite ou óleo) e de alguns molhos (maionese, ketchup ou mostarda). Portanto, a cenoura pode e deve fazer parte da nossa alimentação, quer seja crua, cozida, estufada ou assada.

Como já partilhei, também eu passei por uma fase de excesso de peso, em que, achava que para o perder tinha de deixar de comer certos alimentos ou fazer dietas muito restritivas. Até que, ao mudar o meu estilo de vida, com uma alimentação saudável e equilibrada, consegui atingir os meus objetivos.

Ficou surpreendida com algum dos mitos falados? Pode escrever nos comentários e dar a sua opinião.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

Clica em saber mais e marca a tua consulta!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *