Search
Close this search box.

4 passos até ao equilíbrio

Fiz um direto no Instagram (aqui) sobre o caminho a percorrer até se atingir o equilíbrio. Se já está desse lado desde há algum tempo atrás certamente sabe que eu própria já passei por uma fase de excesso de peso. Partilho muitas vezes a minha experiência pessoal para que possa servir de inspiração para as pessoas que me acompanham e para saberem que não estão sozinhas nesta jornada.

Existem 4 passos que considero fundamentais quando se está em processo de reeducação alimentar ou de perda de peso:

  1. Tomar consciência: para iniciar qualquer processo de mudança na nossa vida (seja relativo à alimentação ou a qualquer outro tema) é crucial parar, refletir e tomar consciência de que precisa de mudar. Se não se aperceber de que determinados aspetos não estão como quer, nunca irá conseguir mudá-los. “Olhos que não vêem, coração que não sente”.
    Por exemplo: se se sente cansada durante o dia e se isso se relacionar com a hora a que se deita, terá de ir para a cama uma hora mais cedo para melhorar a sensação de cansaço de que se queixa. Ora, se esta tomada de consciência/associação não fosse realizada, não iria ter bases para colocar em prática a ida para a cama a determinada hora.

  2. Ter um plano de ação/pôr em prática: para que consiga chegar onde deseja, é muito importante definir as/os estratégias/objetivos que serão a chave para o alcançar. Para isso, pode dividir o seu grande objetivo em vários mais pequenos e garantir que não se esquece de celebrar todas as suas pequenas vitórias.
    Por exemplo: quer muito perder 10kg ‘para ontem’. Ora, depois de estabelecer as mudanças que precisa de fazer na sua rotina para tornar o seu desejo realidade, será uma boa ideia ir celebrando todas as conquistas nos entretantos. Seja porque perdeu 2 centímetros na zona abdominal, seja por ver -2kg na balança, seja por já se ter habituado a comer sopa, seja por já gostar de se ver ao espelho. Todas as melhorias, por mais pequenas que sejam, merecem uma celebração.

  3. Procurar um profissional: este terceiro passo é indispensável para que tudo corra da melhor forma e para que sinta que o seu compromisso é ainda maior. Ter alguém ao seu lado com que se identifique e que o possa guiar da melhor forma: seja um profissional da área do desporto, da área da nutrição ou outro que seja adequado ao que pretende. Lembre-se que o plano alimentar ou o plano de treinos da sua amiga não foi feito para si. A equipa de nutricionistas do Põe-te na Linha acredita nisto mesmo e estamos aqui para ajudar.

  4. Garantir a sustentabilidade: por último (mas tão importante como os anteriores), deve garantir que conseguirá manter as mudanças a longo prazo, de forma a tornar-se sustentável para si. Juntamente com uma boa dose de paciência, de calma e de consistência.
    Por exemplo: deseja perder 10kg e, com várias mudanças consegue alcançar o que pretende. Como já está como deseja, volta aos seus velhos hábitos e abandona todo o caminho que construiu até àquele ponto. Se deixar tudo para trás, voltará novamente ao peso que tinha antes e o objetivo não é esse.

Mantenha sempre em mente que:
– É desafiante? Sim. É fácil? Não. Mas É POSSÍVEL! 
– Este é o estilo de vida (e não a dieta) que deseja ter para a vida.

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao teu ritmo. Mais de 30h gravadas sobre planeamento semanal, rótulos alimentares e perda de peso.

 

Clica em saber mais e aproveita esta oportunidade!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?