Search
Close this search box.

5 ALIMENTOS PARA COMER ASSIM QUE CHEGA A CASA

Para quem é que este é o maior problema?! Quem é que sofre de ´fome de lobo´ ao fim-da-tarde?! A quem é que acontece chegar a casa e comer este mundo e o outro?!

A mim também me acontece, dependendo de como foi o meu dia, se tinha uma lancheira bem composta comigo e se comi bem… porque vos garanto, se não comer bem, chego a casa e só me apetece TUDO!! Não é só a vocês desse lado. Como eu digo, os nutricionistas são iguais a todos vocês.

Antes de mais, temos de nos perguntar porque é que isto acontece… e na minha opinião é por várias razões:

  • Muitos de nós não nos alimentamos bem durante o dia, e até se esquecem de comer mergulhados no trabalho.
  • Outros querem perder peso e passam o dia todo sem comer.
  • Outra das razões é a chegada ao nosso ´lar´, ao sítio onde na verdade queremos estar, com a nossa família, depois de um dia de trabalho e de stress. Mais um dos fatores, é a comida ser um conforto para nós…

Comer é bom, comer dá-nos prazer!

Depois de chegarmos à conclusão porque é que isto acontece, temos então de arranjar estratégias para que não aconteça, a verdade é esta! Não é deixar de comer quando chegamos a casa, mas sim optar pelo que acaba por ser mais adequado. Claro que, tudo isto depende da pessoa em questão e do objetivo. Assim, e de forma a que isto não aconteça, ficam aqui os passos essenciais:

  • Não passe mais de 3h sem comer! Faça um esforço e ande com snacks ou lanches bastante práticos e que consiga comer quando não é possível fazer um intervalo no trabalho.
  • Nada de bolachinhas ou só um iogurte ao pequeno-almoço! Tem de começar bem o dia e de forma equilibrada! Papas de aveia, ovos mexidos, cereais integrais são alguns exemplos.
  • Almoce bem! Nada de saladinhas ou só uma sopa ao almoço. Ninguém se alimenta com isso, vai passar a tarde cheio de fome e assim que chega a casa… É possível almoçar bem e saudável em quase todos os sítios. Em Portugal há sempre uma forma de comer carne/peixe, acompanhar com salada/legumes e arroz, por exemplo.
  • Se só chega a casa por volta das 19h/20h, talvez signifique que precise de dois lanches da parte da parte. Se tal não acontecer, chega a casa cheio de fome e nessa altura os alimentos que lhe apetecem podem ser ricos em açúcar e em gordura. Além disso, é importante que os seus lanches estejam bem definidos, de forma a ter prazer a comer e que mantenha a sua saciedade ao longo do dia.

E agora falando de ideias do que poderemos comer quando chegamos a casa:

  • SOPA: – Esta já sabiam, de certeza! Já sabiam que ia ser a primeira da lista. Mas na verdade, é o que eu acho que devemos comer. Porquê? Normalmente chegamos pelas 18h30/19h00, com fome… é hora de começar a preparar o jantar… ou seja, para mim o que comemos é quase uma entrada, e por isso mesmo, faz sentido ser a sopa. Senão, o que nos apetece muitas vezes é o ´rabinho´ do pão, uma fatia de queijo (ou duas), umas bolachinhas… e por aí em diante! Ou seja, o melhor é mesmo prevenir. Cá em casa, costumamos comer a sopa sempre antes do jantar por isso mesmo, e são logo cerca de 3 conchas para cada um… para nos aguentarmos até sentar na mesa.
  • QUEIJO FRESCO: – Se não apetece sopa, pode ser uma opção! É como quando vamos jantar fora, acho que podemos sempre optar por pedir um queijo fresco e deixar de lado os croquetes, rissóis… é tudo uma questão de escolha. Costumo servir o queijo fresco com pimenta preta, que gosto muito da combinação!
  • OVO COZIDO: – Podem ter vários ovos cozidos no frigorífico e assim quando chegam a casa já está despachado o que comer. Até podem cortar aos bocadinhos e temperar a gosto, para saber mais a ´petisco´. Nos Açores existe a dita pimentinha, não sei se conhecem, e que fica ótimo com ovos (normalmente trago sempre para Portugal Continental). E garanto que, se comerem um ovo, ficam mais satisfeitos e não vão andar a pensar em tudo o que está na despensa. – Ou então, pode ser na versão egg muffins (receita aqui), para sentirem que comem algo de diferente.
  • BOLACHAS DE ARROZ/MILHO: – Para quem gosta de trincar, pode ser uma opção. Já sei que me vão dizer que não tem sabor nenhum, mas podem sempre juntar queijo fresco, guacamole ou queijinho vaca que ri light, por exemplo.
  • PALITOS DE CENOURA/TOMATE CHERRY | GUACAMOLE | HÚMUS: – Algumas ideias mais diferentes, para quem quiser experimentar. São receitas que nos sabem mesmo bem, mas que para isso precisam de estar feitas. Por exemplo, chegar a casa e fazer guacamole se calhar não dá muito jeito, mas pode apenas cortar o abacate em fatias finas e temperar com limão e pimenta preta.

Espero que tenham gostado, que comentem, que escrevam as vossas maiores dúvidas! Partilhem com os vossos amigos que têm estas dificuldades e ajudem-nos a inserir um estilo de vida saudável nas suas vidas!

Para terem um acompanhamento mais individualizado e ao encontro do que necessitam de solucionar no vosso dia-a-dia alimentar, podem marcar a vossa consulta de nutrição através deste link.

O passo a passo para começares a comer de forma mais saudável e ao teu ritmo. Mais de 30h gravadas sobre planeamento semanal, rótulos alimentares e perda de peso.

 

Clica em saber mais e aproveita esta oportunidade!

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Ebooks

Os mais vistos

Subscreve a Newsletter

Segue-me

Instagram

Comentários

3 Responses

  1. Olá
    Comecei a seguir o poetenalinha.pt esta semana e estou adorar todas as dicas e principalmente as receitas. Obrigada pela partilha de conhecimentos 🙂 está ajudar bastante 🙂 continuação de um excelente trabalho e muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir chat
Precisas de ajuda?
Olá! Posso ajudar-te?