Não sou uma pessoa que vá muito a pastelarias nem a cafés. Já houve um tempo em que sim, quando tinha peso a mais, mas isso mudou. Além de não gostar de gastar dinheiro sem valer a pena (prefiro ir jantar fora, relaxada e aproveitar o momento), também não fui muito habituada a isso, o que talvez também me tenha ajudado. Quando vou a um café ou a uma pastelaria, é mais para tomar um café depois de almoço… Claro que há exceções, como por exemplo no verão, em que posso acabar por tomar um café ou comer um gelado (a minha perdição).
No entanto, sei que existem várias pessoas que têm este hábito e que por vezes lhes é difícil controlar o que comem nestes locais. Por isso mesmo, deixo-vos alguns truques que penso que vos podem ajudar a controlar:
- IR BEM COMIDO: Se for à pastelaria cheio de fome, não é fácil. Se estiver na hora de almoço e entrar numa pastelaria, torna-se muito mais difícil controlar o que irá comer. Por isso mesmo, sou apologista de ir depois do almoço apenas para o café, e nunca colocar a hipótese de almoçar numa pastelaria. Apenas se souber que a pastelaria serve uma sopa de legumes e um prato, por exemplo. Aí sim, pode fazer sentido.
- FICAR DE COSTAS PARA A VITRINE: Podem rir-se, mas ajuda imenso. Se conseguirem não ficar de frente para a vitrine faz com que não estejam constantemente a olhar para o que lá está…é porque até vos pode não apetecer, mas estar constantemente a olhar não ajuda nada e muitas vezes faz com que depois acabemos por pedir o que está ´mesmo a olhar para nós´.
- É HOJE?! OU NÃO?!: Malta, o que manda é na verdade a nossa cabeça! Comanda tudo! E o que é que eu quero dizer com isto? Que se vamos à pastelaria apenas tomar um café, só porque sim, e não é dia de festa ou de nada, porque é que haveremos de comer um croassaint ou uma merenda? Temos de perceber quando é que faz sentido, ou não, comer esse tipo de alimentos. Se me falarem de uma festa de aniversário, de um casamento ou de um almoço especial, poderá fazer sentido… agora só porque sim, é que não concordo. São estes pequenos momentos que fazem a diferença! Pelo menos, é assim que eu penso para comigo! Se vou a um casamento, posso comer um rissol (que admito que gosto bastante), mas se vou a um café, vou comer porquê? Porque sim? Temos de pensar bem nisto.
- COMER ANTES DE IR: Quantas vezes vão ao café tomar o cafezinho da tarde? Porque precisam de uma pausa para relaxar? Por isso mesmo, se formos de barriga vazia (e então se tivermos almoçado mal) nem se fala… dou sempre a sugestão de irmos ao café depois de lanchar, porque se formos satisfeitos é muito mais fácil controlar o que comemos.
- PÃO: Se não levou nada para o seu lanche e precisa de ir lanchar, vá ao café ou à pastelaria! Mas, sempre com a ideia de que a melhor opção é um pão e não tudo o resto que lá está! Às vezes temos tanto ´medo´ de comer pão, mas depois comemos as merendas ou os pastéis de nata… Não tem problema nenhum de comer um pão ao lanche! E é melhor ir comer um pão do que passar a tarde toda sem comer, ficar cheio de fome e depois ´atacar´ tudo quando chegar a casa…
Espero que tenham gostado!