5 erros que estão a dificultar a sua perda de peso

Muitas vezes quer perder peso, ou até manter, mas não se apercebe de alguns erros que por vezes acontecem no dia-a-dia e que podem influenciar bastante os seus resultados. Por isso mesmo, hoje deixo quatro erros dos quais me apercebo que acontecem frequentemente.

Antes de mais, partilho que tenho um novo Guia Prático  para uma Alimentação Saudável, que de certeza que a vai ajudar a perceber que ter uma alimentação saudável não é assim tão complexo. É mais simples do que parece. E para isso, pode adquiri-lo através deste link. E tem também acesso a planners para registo de sono,  ingestão de água e atividade física.

  • Pensar errado: Pois é, um dos erros mais comuns. Quer perder peso e por isso mesmo deixa quase de comer e entra naquelas dietas todas xpto, em que se perdem 10 Kg num mês. E depois?!? Peso perdido, hábitos alimentares antigos que voltam novamente. Para perder peso para ´sempre´é preciso que a nossa mente mude e que se perceba que temos de ter um estilo de vida saudável, SEMPRE! Além disso, perceber que a prática de exercício físico é fundamental, e não, não é passar horas a fio no ginásio! Perder peso, ter um estilo de vida saudável não invalida que de vez em quando não ´pisemos o risco´, todos nós o fazemos! Tem é de saber equilibrar e escolher os momentos certos!
 
  • Passar o dia sem comer: Se saltar refeições ou passar o dia a comer “qualquer coisa”, como uma sopa e uma peça de fruta ao almoço, não vai ter um bom resultado. Vai chegar ao fim da tarde cheio de fome, comendo demasiado ao fim-da-tarde ou até à noite. Além disso, a vontade por alimentos altamente calóricos, ricos em açúcar e em gordura vai aumentar. Quantas vezes almoçamos só uma saladinha?

 

  • Os produtos integrais emagrecem: Não. Os produtos integrais apresentam uma maior quantidade de fibra que  ajuda a aumentar a saciedade ao longo do dia. No entanto, e tal como os outros produtos, contêm calorias, açúcar, gordura e têm de ser comidos com contenção e de acordo com as quantidades devidas. Não vá em conversas, tenha sempre em atenção os rótulos dos alimentos, pois existe uma grande maioria de alimentos altamente calóricos.

 

  • Ao fim de semana é o dia da asneira: Claro que ao fim-de-semana é mais propício fazer asneiras e fugir à alimentação que tem durante a semana. Mas, no entanto, não pode “estragar tudo” e estar a pensar durante a semana inteira “ao fim de-semana posso fazer o dia da asneira”. Se tiver um jantar ou um aniversário, que tal pensar “Do que está na mesa, o que é que eu gosto mais?”. O importante é que coma de tudo um pouco, mas com moderação. Além disso, se houver um fim-de-semana em que não existam aniversários ou jantares, qual é a razão para cometer um erro alimentar? Só porque sim?
 
  • Sumos naturais: Quantas laranjas utiliza para fazer um sumo natural? 2 ou 3? Além da remoção da fibra presente na fruta, já pensou que se no seu plano alimentar estiver definido que pode comer 2 peças de fruta por dia, se fizer um sumo de laranja esgota as outras peças de fruta para o resto do dia. Além disso, a fruta dá imenso jeito para levar para os snacks da manhã e da tarde. Isto não quer dizer que de vez em quando não o faça!

 

Estes são alguns dos erros comuns falados em consulta. É importante que em consulta exista a definição dos objetivos pessoais de cada um, criando e planeando estratégias que ajudem ao seu alcance. Além disso, e nunca esquecendo, a prática de exercício físico é fundamental a uma vida saudável. Caminhar, passear, correr, ir ao ginásio, saltar à corda… existem tantas formas de nos exercitarmos! Se tem dificuldade em perder peso ou a reeducar os seus hábitos alimentares, a nossa missão enquanto equipa, é mesmo demonstrar que para ter resultados, não necessita de entrar em dietas restritivas. Se se identificar com o que escrevemos, pode marcar a sua consulta de nutrição diretamente neste link.

 

 

Para vos conseguir ajudar a começar e ter uma alimentação mais saudável, preparei um Guia Prático para uma Alimentação Saudável onde são abordados vários temas como: 

  • Noções base da alimentação Saudável (Base para uma alimentação saudável, Pequenos pormenores fazem a diferença)
  • Alimentação Saudável (Alimentação saudável: é fazer dieta?, Prato principal: como deve ser constituído?)
  • Planeamento Alimentar (Planear e organizar: importância, Ir ao supermercado: trocas inteligentes)
  • Mitos alimentares (A batata doce é mais saudável que a batata branca?, O pão promove o aumento de peso?)

Além disso, preparámos também três planners para ajudar a controlar a ingestão de água e registo do sono, bem como de atividade física). Tudo isto por APENAS 19€.

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