Muitas vezes pensamos que ter uma alimentação saudável não é assim tão fácil e que dá trabalho estar sempre na cozinha a pensar no que se vai cozinhar. Mas e se te disser, que também não é assim tão difícil? Basta descomplicarmos o dia a dia e nesse sentido a organização é a chave para que consigas manter uma alimentação equilibrada, porque acredita que se as refeições estiverem planeadas fica tudo muito mais facilitado, e vais ganhar tempo para outras atividades que gostes de fazer.
Eis os 5 passos que podes começar já a implementar para organizares a tua semana e a descomplicar a alimentação semanal:
Cria uma ementa semanal :
Não significa que tenhas de criar uma ementa a cada semana com os pratos para os dias todos da semana, mas acredita que ao criares uma ementa flexível com as receitas que pretendes fazer ao longo da semana, se torna muito mais fácil de gerir as refeições. Por exemplo, experimenta pensar num prato (ex.: carne picada) que dê para várias refeições e depois apenas mudas o acompanhamento (ex.: arroz, massa, batata). Vamos lá, experimenta tirar 20 min do teu dia num momento mais desocupado para pensar na ementa. Vê aqui um planner de uma ementa para passar à prática.
Faz uma lista de compras:
A par da ementa, faz todo o sentido fazer uma lista com alimentos que vais precisar de comprar para fazeres as refeições da semana. Esta lista é uma excelente ferramenta para quando vais às compras não dispersares nos corredores. Experimente fazer uma lista por categorias de produtos.
Vai às compras:
Com a lista de compras já definida, é hora de definir o dia que vais às compras. Uma sugestão que te dou é para tentar ir ainda durante a semana para evitar a confusão ao fim de semana e conseguires ter tudo organizado. E claro, não te esqueças da lista quando fores as compras. Ou em alternativa, faz as compras online de forma a poupar tempo, podendo até basear-te nas encomendas anteriores que fizeste porque à partida os alimentos bases serão sempre os mesmos. Quando vais fazer as compras evita estar com fome, para não comprares por impulso produtos que não constam na lista. Para além disso, tenta optar por produtos simples (ex.: leite branco em vez de leite com chocolate).
Prepara legumes e sopa para a semana:
Muitas vezes são estes alimentos que ficam para segundo plano, e só os fazemos se houver tempo para tal. É errado, porque devem ser alimentos que devemos consumir diariamente e em abundância. E a verdade é que não é assim tão difícil de os passarmos a incluir, por isso se os pudermos preparar antecipadamente excelente. Experimenta fazer uma sopa em grande quantidade ou até duas diferentes no mesmo momento para depois teres logo sopa suficiente para a semana inteira. A mesma coisa para os legumes, não queres estar todos os dias a preparar e a cozinhá-los? Então experimenta preparar uma boa quantidade de uma vez só e depois colocá-los no forno ou salteá-los para ficares logo com várias porções para acompanhares as tuas refeições principais.
Faz refeições em maior quantidade:
Aproveita para rentabilizar o tempo que estás na cozinha para fazer várias refeições e em quantidade para congelar. Uma ótima dica é optares por receitas de forno, em que apesar de despender algum tempo para a preparação depois ficas mais à vontade enquanto a comida está no forno, poupando tempo e trabalho.




