5 Razões que me fazem comer SEMPRE sopa

Quando as pessoas chegam à minha consulta, já sabem que um dos temas de que vou falar é a SOPA! Aconselho vivamente! Sempre que consigo como sopa porque realmente me ajuda imenso a controlar a fome e a saciedade, ajudando-me por isso a não me apetecer ´aquelas coisinhas´. Como sopa ao almoço e ao jantar, no restaurante ou na tasca, no casamento ou na festa.

Desde que se tenha cuidado na sua confeção é um excelente alimento tanto para a perda de peso como para a manutenção do peso. E claro, é preferível as sopas feitas em casa às  industrializadas!  Hoje em dia, e para quem não tem tempo, já existem algumas sopas prontas a consumir e que só têm na sua constituição os próprios legumes, que poderá ser uma estratégia para quando não há tempo. Precisas é de te organizar para conseguires ter sopa durante toda a semana!  Por exemplo, sempre que vou comer fora a primeira coisa que faço quando chego ao restaurante é ´uma sopa por favor´. 

Se pensarem bem, comendo a sopa antes das refeições, comemos sempre menos do que vem a seguir. Dou sempre o exemplo de: Mesmo que saibam que vão comer as batatas fritas no prato principal, caso comam sopa, em vez de comerem a travessa inteira vão comer metade. Qual é o resultado? Já está a contribuir para a vossa saúde e para o vosso bem estar!

Normalmente vêm sempre o pão e os queijos para a mesa como entradas. O truque é mandar logo para trás e pedir uma sopa! 

Comer sopa antes da refeição principal ajuda imenso a controlar a sua saciedade ao longo do dia bem como a reduzir a quantidade de comida que coloca no prato. Não concordas? Pelo menos a mim acontece-me isso e é notável o controlo da fome durante o dia. Já conheces o nosso E-book com 20 receitas de sopas, para que possas ir variando e não te canses de comer sempre a mesma. 

  • Fonte de vitaminas e minerais uma vez que a sopa é feita na própria água de cozedura dos legumes;
  • Queres emagrecer? Mais uma razão para comeres sopa! É de fácil digestão e ajuda na sensação de saciedade.
  • Permite que não comas tanto do prato principal. Para quem diz “se como a sopa já não consigo comer o prato”, experimenta comer nem que seja apenas uma concha de sopa;
  • Forma de aumentares a quantidade de vegetais que consomes diariamente;
  • É um tipo de confeção económica e que pode fazer em grande quantidade e congelar. Assim tens sempre disponível e não há desculpas para não comer!

 

Qual o truque para quando chegas a casa cheio de fome ao fim da tarde? E te apetece “atacar” o que está na despensa? Comer logo a sopa! É o que faço e aconselho em consulta. 

Em minha casa quando se faz sopa aproveita-se para fazer para a semana inteira, que andar a fazer sopa de dois em dois dias não é viável, de todo. É verdade que como sempre a mesma sopa durante a semana? Sim, é! Claro que me sabia muito bem variar a sopa todos os dias, mas ´qual é a solução? É comer sempre a mesma! 

Normalmente falo em sopa de legumes:
  • Base de legumes: Xuxu, alho francês, courgete, brócolos, cenoura, cebola. Existe uma grande variedade de alimentos que podemos colocar. Isto não significa que faça uma sopa líquida, como muitas pessoas pensam.  O truque é mesmo colocar pouca água ou colocar mais legumes.
  • Colocar por cima, caso não gostes de sopa passada, algum tipo de verdura ao seu gosto, como agrião ou espinafres. Atenção à quantidade de azeite que adicionas. Normalmente costumo colocar coentros, que dá logo um sabor diferente à sopa. Também podes fazer uma sopa com leguminosas, ou trituradas ou mesmo em cima da base já feita.

 

É verdade que às vezes o transporte é difícil,  mas sugiro que comam à noite. Hoje em dia já há marmitas que são ótimas para transportar.

E tu costumas de levar sopa para o trabalho? Partilha nos comentários.

❌ Precisas de motivação para regressares à tua rotina? 


❌ Não sabes como voltar aos teus hábitos saudáveis sem ser uma dor de cabeça?

✅ Então conhece o meu novo pacote de ebooks com vários documentos que te podem ajudar! Fizemos uma compilação de vários ebooks e planners com o objetivo de facilitar a tua vida neste regresso ao trabalho!

Neste pacote de ebooks podes encontrar:

✅ Documento em excel com 340 receitas e que te permite fazer uma ementa automática

✅ Guia de rotulagem, para te ajudar a fazer compras mais conscientes e equilibradas

✅ Check list como voltar à rotina

✅ Planner de ementa semanal para construíres a tua ementa

✅ Planner de lista de compras para construíres a tua lista de compras

✅ Lista de compras geral, que podes adaptar à tua realidade

                                                 … e ainda, como bónus, a ementa mensal de setembro! 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

4 Responses

  1. As sopas não são todas iguais, e partir do princípio de que todas as sopas são saudáveis não é correcto. Uma sopa bem confeccionada, sem refogados nem ingredientes industrializados, rica em fibras (que não sejam todas mecanicamente destruídas como acontece nos purés) e em nutrientes pode ser até uma refeição completa.

  2. Como sopa todos os dias!! Não quero emagrecer, simplesmente como porque me faz bem, é super saudável e eu adoro!! Prepara o meu estômago para o prato principal!!
    Bom artigo!

  3. Eu adoro sopa e incluo diariamente na minha minha alimentação, ao almoço sempre e muitas vezes ao final do dia quando chego a casa antes do jantar ( tipo lanche ajantarado?)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.