Passou mais uma semana a correr! Porque acho que é importante partilhar com vocês que também faço os meus ´erros alimentares´, ou seja, que também sou igual a vocês e que também gosto deste tipo de refeições, aqui fica esta publicação.
Partilho antes do fim-de-semana para verem como me organizo e começarem já a pôr em prática estas dicas. É tudo uma questão de equilíbrio. Por isso mesmo, algumas dicas para quando sabem que o fim-de-semana vai ser diferente, com ´direito´a alguns erros alimentares.
Mantém as tuas refeições: Claro que, se calhar não acordas tão cedo como durante a semana, mas é importante que faças todas as refeições e não 3 durante todo o dia. Não podes pensar ´ah como tenho um jantar hoje, vou passar o dia todo sem comer para depois aproveitar´! Se tal acontecer chegamos cheios de fome ao jantar e comemos muito mais do que necessitamos, é uma verdade. Isto não significa não comer o que está na mesa do jantar de aniversário ou na festa, significa sim ter contenção e fazer escolhas. O truque está mesmo no equilíbrio. E já sabes a minha dica, se estiveres em casa, come uma sopa antes de saíres.
Anda sempre com alimentos: Frutos gordos, fruta, ovos, iogurtes, queijo vaca que ri… são alguns exemplos de alimentos que podem andar com vocês, dependendo do local onde se encontram e das temperaturas. Pelo menos fruta e frutos gordos é com o que ando sempre. Vamos supor que comem às 10h00 da manhã, saem de casa para ir passear e o almoço onde vão, é almoço ajantarado e por isso é só às 16h00… ficam esse tempo todo sem comer?!? Qual é que acham que é o resultado? Uma fome gigante, ou não? Se andarem com alguns alimentos sempre comem alguma coisa antes do almoço e não chegam lá ´esfomeados com vontade de ´comer este mundo e o outro´.
Comeste uma sobremesa? E qual é o problema?? Ao fim-de-semana a vontade de “sair da linha” é maior e pode acontecer. Se tiveres um jantar e acabares por comer uma sobremesa ou um doce, não penses: Perdido por 100, perdido por 1000. Comeste, tudo bem, mas segue em frente e volta novamente à tua alimentação! Qual é o problema de comer essa sobremesa? Não podes ficar com peso na consciência e martirizar-te por isso! Como já disse, a chave é mesmo a moderação. Eu também como sobremesas e depois volto simplesmente à minha alimentação normal e faço questão de fazer exercício físico. Agora, uma coisa é comer uma sobremesa de vez em quando, outra coisa é fazê-lo todos os dias, isso é bem diferente!
Foca-te: Sou a primeira a dizer que cometo “erros alimentares”, mas quando os tenho de cometer. Ou seja, quando me dá prazer e de forma a que usufrua o melhor que conseguir. Vamos supor que tenho um almoço fora (só porque sim)… qual é a razão para comer as batatas-fritas ou a sobremesa?! Só porque sim? Costumo dizer que se é para sair da rotina, é para o fazer a sério. No entanto, se tiver um jantar de família ou com amigos, descontraída sem o stress do dia-a-dia, e houver lá o tal cheesecake que eu tanto gosto, podem crer que vou comer. Assim, se estivermos focados e se conseguirmos perceber o que realmente vale a pena, é muito mais fácil.
Não deixes o ginásio, a caminhada, a corrida ou os exercícios de lado. Se te mantiveres ativo irás sentir-te muito melhor e com muito mais energia, além de ajudar a controlar o peso. Se sabes que vais ter um dia diferente amanhã, que tal marcares já na agenda que de manhã vais dar uma caminhada?!? Claro que muitas vezes tal não é possível. Às vezes também não consigo correr os dias, que gostava, mas o que tento fazer é organizar a agenda com antecedência e se já sei que vai haver dois ou três dias em que não consigo ir, tento fazer nos dias todos antes. Além disso, tenho algum material de exercício em casa para quando prefiro treinar por aqui, quando não me dá jeito sair.
Eu percebo que ao fim-de-semana é mais fácil sair da rotina… porquê? É provável irmos ter com amigos, termos jantares, irmos a festas, querermos relaxar.. e eu também adoro isso! Mas o que acho é que temos de controlar o nosso dia… ou seja, não precisamos de começar o dia logo com um pastel de nata só porque é sábado, depois vamos almoçar fora e lá vai a sobremesa também, depois não lanchamos porque estamos muito cheios e vamos jantar fora sabe-se lá o quê… é tudo uma questão de EQUILÍBRIO e é isso que promovo sempre!
Deixa as tuas maiores dificuldades ao fim-de-semana em comentário.
One Response
Bom dia adorei assuas dicas obrigado ???