Se a manhã é um desafio para todos vocês, para mim também é muitas vezes. Mas, mesmo assim, acho que é de manhã que se começa o dia e para mim, o pequeno-almoço é uma das refeições que mais me dá prazer e que influencia o resto do dia. Por isso mesmo, faço questão de, sempre (ou quase sempre), me sentar a comer e desfrutar desta refeição. Na verdade, há vários fatores que influenciam termos um pequeno-almoço saudável, ou não. Além disso, o que nos emagrecer, ou não, está relacionado com cada pessoa e com as suas necessidades energéticas. Por isso mesmo, referir que comer determinado alimento emagrece, tem muito que se lhe diga.
Se quiserem ver várias ideias de pequenos-almoços, vejam aqui, onde tenho várias sugestões para experimentarem 🙂
Por isso mesmo, o que é que acho que é fundamental ter em conta para conseguir ter uma refeição saudável:
- EM CASA: Antes de mais, perceber que o pequeno-almoço é para fazer em casa, e não para fazer a caminho do trabalho, no emprego ou no café. Falo do nosso dia-a-dia, e não de um dia esporádico em que a rotina saiu do nosso controlo. Em casa sabemos na realidade o que é que comemos, não passamos tanto tempo sem comer, e não estamos a olhar para a estrada ao mesmo tempo que comemos… como devem perceber, não será o mais adequado. Se a vossa manhã é uma correria, então o importante é terem as coisas minimamente preparadas para o dia seguinte, de forma a não terem muito trabalho.
- ALIMENTOS EM CASA: Só conseguimos ter um pequeno-almoço saudável, ou ao nosso gosto, se tivermos os alimentos em casa… senão, nada feito! Considero que as compras devam ser feitas semanalmente de forma a não faltar nada durante a semana, e quanto aos alimentos que têm um prazo de validade maior (flocos de aveia, iogurtes, leite), comprar em grande quantidade para não andarem sempre a pensar que têm de ir às compras. Para mim, não dá, fazer compras diariamente, pois andaria sempre stressada a pensar que tinha de ir às compras.
- ALIMENTOS PRONTOS: Quando sugiro comer panquecas ou waffles, não vos peço para fazer de manhã. Há pessoas que já o fazem e que estão habituadas, mas para a maioria das pessoas torna-se muito difícil. Por isso mesmo, se já as tiverem prontas, garanto que começarão a manhã de forma saudável e cheia de prazer. É só aquecerem no micro-ondas, juntarem fruta, iogurte… algum alimento a vosso gosto!
- SEM TEMPO: O tempo é uma questão de prioridades. Se não há tempo, é por isso que devemos começar o dia com bolachas? Com o croassaint que vamos buscar ao café? Ou com o pão de deus? Juntar flocos de aveia com iogurte e fruta não demora tempo nenhum! Escolher pão em vez de um croassaint no café demora o mesmo tempo! Nós temos tempo para o que quisermos, consoante o que nos faz sentido, ou não.
- DEIXAR O ERRADO DE LADO: Bolachas, croassaint, folhados, pão de deus, barras energéticas, leite achocolatado, iogurte açucarado, cereais ricos em açúcar… são todos alimentos que devemos deixar de lado e não incluir tanto ao pequeno-almoço como no resto do nosso dia.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! #poetenalinha
One Response
Verdade hoje em dia é só correria estou tentando me organizar obrigado pelas dicas