Hoje falamos sobre sopa, um alimento que acho fundamental incluir na alimentação das nossas crianças. E quando digo que todas as crianças deveriam comer sopa ao almoço e ao jantar, digo o mesmo para os adultos.
Deixo assim 6 dicas para conseguir aumentar o consumo de sopa aí em casa:
- Aspecto, sabor, cor, textura: Claro que para comermos sopa temos de gostar dela! Ou seja, não pode ser líquida e sem sabor. Tem de ser uma sopa cremosa, com sabor, ao gosto das crianças. Utilize 2 ou 3 ingredientes para a base da sopa, ou seja, não exagere. O mesmo para a quantidade de água que adiciona. Se exagerar fica muito aguada.
- Água de cozedura: Tanto pode utilizar água simples, mas o melhor mesmo seria utilizar a água que sobra dos legumes que coze em casa. Além de dar sabor, é rica em vitaminas e minerais.
- Ervas aromáticas: Dão um ótimo sabor à sopa. Não sei se já experimentou, mas a sopa com coentros fica mesmo boa. Experimente e veja a reação do seu filho.
- Prato atrativo: Por vezes as crianças não querem comer certo tipo de alimentos. Um truque é tornar esse prato atrativo. Pode tentar fazer uma cara de um boneco na sopa por exemplo, com ovos, ervas aromáticas, fruta, etc…
- Nada de monotonia: Claro que é mais fácil preparar sopa em grandes quantidades, para dar para a semana toda. É o que eu faço. No entanto, pode fazer com que as crianças se fartem e depois não queiram consumir este tipo de alimentos. É importante que varie o tipo de sopa. Dica: vá fazendo sopas em grande quantidade, diferentes, congela, e assim já fica com variedade. Se lhe faltam ideias para fazer as sopas, conheça o nosso e-book com 20 receitas de sopa, para que consiga variar mais.
- Rotina: Todos se sentam à mesa para comer sopa, não há exceções. A criança tem de saber que antes do prato existe o hábito da sopa, sem ´volta a dar’.
A sopa faz parte da alimentação familiar aí por casa? Partilhe comigo nos comentários.