O aumento dos preços é uma preocupação e, com isso, surge a dúvida de como fazer compras por um valor mais reduzido.
Assim sendo, partilho algumas estratégias que nos podem ajudar a poupar na hora de comprar alimentos, pois sei que é um desafio para a maioria. Aproveita para ver também esta publicação com 8 dicas para te ajudar a poupar nas compras.
Muitas vezes, pela falta de tempo e disponibilidade, podemos não estar atentos a todo o leque de alimentos disponíveis, e respetivos preços finais, pelos quais podemos optar e, para facilitar, selecionamos uma opção muito mais cara. Tudo começa com um bom planeamento, mas, no supermercado, também podemos preferir opções mais inteligentes, do ponto de vista da saúde, da sustentabilidade e, também, mais “em conta” para o nosso orçamento familiar.
Eu própria, para poupar tempo, compro embalagens de legumes frescos prontos a consumir, mas tenho a plena noção de que é muito mais caro. Com isto não quero dizer que não o possamos fazer em momentos em que é uma solução válida, por exemplo numa semana “de loucos” em que cada segundo conta para garantir toda a logística familiar. No entanto, há que ter a consciência de que o preço é muito mais elevado e que, por isso, se irá refletir no talão das compras e no orçamento familiar.
É, por isso, muito importante repensarmos a forma como organizamos a nossa semana para tentarmos encontrar estratégias para conseguirmos contornar, pelo menos em parte, este aumento de preços. E, aliado a estas dicas, levar sempre uma lista de compras.
Este é um trabalho que fazemos sempre na consulta, o de tentar adaptar tudo à dinâmica familiar e também de dar ideias e sugestões de produtos mais em conta que, ao mesmo tempo, facilitem a adesão ao plano alimentar.