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6 passos infalíveis para praticar exercício físico

6 passos infalíveis para praticar exercício físico

Quando comecei o Põe-te na Linha, tudo mudou. Tanto em termos de alimentação, como no exercício físico.

Tudo me começou a fazer mais sentido e o partilhar dos meus hábitos diários com vocês, ainda me motivou mais. Fiz exercício quando era mais nova, mas depois parei durante vários anos, sempre com a ideia de voltar, mas muitas vezes sabemos bem que o ‘voltar’ demora bastante tempo!

Comecei há alguns anos a praticar exercício físico e por isso posso dizer que sei perfeitamente o que é não gostar de fazer exercício e não estar motivada, não apetecer sair de casa, não ter vontade de ir apanhar frio… e por aí em diante.

Já andava há imenso tempo a pensar “tenho de começar a fazer alguma coisa”. Inscrevi-me em 1001 ginásios, não gostava e acabava por sair. Mas na verdade, não desisti e fui insistindo na corrida. Comecei a perceber que ia aguentando cada vez mais e que já não me cansava tanto. Comecei a ver diferenças no meu corpo! Comecei a ver que estava a perder massa gorda, o que me motivou ainda mais!

O mais importante é arranjar soluções!  Se não fizer por si, ninguém fará!

6 passos para não falhar o compromisso do exercício físico:

1. Comece devagar:

Normalmente quando começamos a praticar exercício físico exageramos no primeiro treino, fazendo com que tenhamos muitas dores musculares e acabamos por deixar de o fazer durante uns dias. Se começar com calma, o seu corpo vai-se habituando gradualmente à “nova rotina” e não tardará muito a recuperar para a próxima vez.

2. Defina na agenda e torne prioridade:

Tal como a reunião do trabalho ou como qualquer outro evento, o exercício físico deve ser visto como um compromisso. Estude a sua agenda da próxima semana e escreva o que pretende fazer. Crie o hábito, pouco a pouco.

3. Obrigue-se a ir!

Se está a chover use um impermeável, se está demasiado calor e não pode ir ao final da tarde opte por fazer algo em casa.
Se os horários e os dias já estiverem definidos, não há nada que se sobreponha. É certo que vão passar pela sua cabeça mil razões (ou mesmo desculpas) para não cumprir, mas foque-se no motivo que levou a ter este compromisso.

4. Escolha a hora certa:

Melhor que ninguém, já conhece a sua dinâmica de vida. Saberá com toda a certeza quais são os períodos do dia em que não será possível para si, bem como saberá quando será a hora certa para ir! 

5. Escolha o exercício certo para si:

Pode estar na moda correr, mas não tem de o fazer se não aprecia. Pense nos exercícios que gosta de fazer e pense como pode começar a fazê-lo: quem sabe até começar com aulas de grupo para se motivar.  

6. Use roupa que goste

Claro que pode utilizar qualquer tipo de roupa para praticar atividade física, mas garanto que se tiver umas calças confortáveis e uns ténis adequados irá ter um boost de motivação extra e mais um fator para que realmente cumpra.

Há um momento em que é preciso parar de adiar e parar de deixar para segunda-feira: a não ser que segunda-feira seja realmente o dia escolhido por si, na agenda.

Mesmo que um dia não consiga de todo cumprir, faça-o no dia seguinte. 

Se gosta de ler sobre este assunto, saiba que tenho outros artigos onde falo sobre exercício físico. Pode consultá-los diretamente ao clicar aqui.

As nossas consultas de nutrição, com o passo a passo, para conseguires perder o peso que tanto desejas, onde vais aprender as estratégias práticas fundamentais para o teu sucesso, tendo em consideração a realidade do teu dia-a-dia.

 

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