7 mitos que são… apenas mitos

Já ouviste algum destes mitos?

E porque todos são relacionados com a perda de peso é importante esclarecer que de uma forma simples, o que provoca o ganho de peso é o facto de consumirmos mais calorias do que aquelas que gastamos.

  1. A sopa com batata engorda –  Dificilmente se ingerem muitas calorias ao consumir sopa de legumes, seja ela com ou sem batata. O importante é comer a sopa!
  2. A cenoura cozida engordaA cenoura é um hortícola que apresenta um valor energético reduzido. Quando a cenoura é cozida, apenas se acrescenta água e sal, o que faz com que não se adicionem quaisquer calorias.
  3. A banana engordaA banana é uma fruta prática, versátil, económica e que deve ser consumida como todas as outras variedades, de forma diária.
  4. Emagrecer = Não comer hidratos de carbono – Os hidratos de carbono são os nutrientes a partir dos quais obtemos energia. A redução ou a exclusão destes na nossa alimentação pode provocar os “ataques de fome” em certas alturas do dia.
  5. Produtos light emagrecem? – Os produtos light estão obrigados a cumprir a seguinte regra: “redução de pelo menos 30% de um ou mais nutrientes em relação a um produto semelhante” (por exemplo, redução de 30% de açúcar/gordura em relação ao produto original). Isto não significa que o seu valor calórico seja reduzido, nem que se possa comer tal produto de forma livre. 
  6. Peixe não puxa carroça?” – Os portugueses têm o hábito de usar esta expressão quando se referem ao facto de não ficarem saciados durante muito tempo depois de uma refeição que inclua peixe. Isto poderá dever-se ao facto do peixe apresentar uma digestão mais rápida e/ou porque normalmente o peixe é cozido ou grelhado, apresentando assim menos quantidade de gordura. O peixe é interessante sob o ponto de vista nutricional, sendo apenas necessário fazer parte de um prato bem composto para dar a sensação de saciedade equivalente ao de um prato de carne.
  7. Água com limão emagrece – De uma forma simples, o que provoca a perda de peso é o facto de consumirmos menos calorias do que aquelas que gastamos. Para tal acontecer com a ingestão de água com limão, era necessário que esta conjugação apresentasse calorias negativas: conceito que não existe. Na verdade, um copo de água com sumo de limão tem efetivamente calorias, contudo, não se consideram significativas.

 

O que é que já ouviste? Ou o que é que já deixaste de comer? Eu própria há muitos anos já evitei os hidratos de carbono à refeição e comer banana.

Conta-me tudo nos comentários. 

Estamos na nossa BLACK WEEK e com IMENSOS descontos esta semana!

Toda a loja online está com 50% de desconto e abrimos vagas para o Curso Nutrição à Tua Medida.

Este curso tem como objetivo conseguires perceber o que é realmente ter uma alimentação saudável e além disso, teres acesso a mais de 30 aulas gravadas para conseguires colocar tudo em prática! 

Subscreva o Blog via Email

Introduza o seu email para subscrever o blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *